sábado 20 abril 2024

Prefeito e secretária de saúde participam da entrega do Centro de Doenças Raras em João Pessoa

O prefeito Éden Duarte, a secretária de saúde Tanniery Lêla e o pré-candidato ao senado federal Bruno Roberto, fizeram parte da comitiva que recepcionou nesta terça-feira, 15, a primeira dama do país Michelle Bolsonaro e o ministro da saúde, o paraibano Marcelo Queiroga.

Acompanhados por outros membros do governo federal, estiveram em João Pessoa para a entrega de mais uma etapa do complexo denominado Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras.

O Centro Multiprofissional contou com investimento de R$ 863 mil e possui seis consultórios médicos, sala de curativo, sala de triagem, sala de serviço social, sala de infusão para portadores de Mucopolisacaridose (MPS), consultório de enfermagem, sala de curativos de alta complexidade, salas de coleta de exames laboratoriais, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e aspador, além de brinquedoteca, refeitório, auditório, banheiros comuns e adaptados para Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

No serviço serão atendidos todos os pacientes com doenças raras e/ou que ainda estão em processo de fechamento de diagnóstico. Por ser um serviço de referência e único no nordeste, atenderá, além dos pacientes residentes de João Pessoa, usuários regulados de todo o estado da Paraíba.

Para ser atendido, o usuário deverá ser encaminhado, via regulação, pelas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Universitário Lauro Wanderley ou outros hospitais.

Além do prefeito de João Pessoa e secretários, estiveram presentes ao evento, a representante da Organização Pan-Americana no Brasil, Socorro Gross, a secretária de Modalidades Especializadas de Educação do MEC, Ilda Peliz e Patrick Dornelles, deputado federal e portador de doença rara e ativista do tema, e demais prefeitos paraibanos.

Na oportunidade as autoridades foram presenteadas com obras esculpidas em madeira do artista Bento e peças da ECOARTE.

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

Ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

16/02/2022