sexta-feira 19 abril 2024

Projeto ALI Rural do Sebrae será desenvolvido em Sumé

O ALI – Agente Local de Inovação – é um projeto desenvolvido pelo SEBRAE, e que teve início no ano de 2010 em áreas urbanas de algumas cidades. Essa versão urbana, compreendeu ainda as edições dos anos de 2015 e 2020. Somente em 2021 teve início a edição ALI Rural, sendo posta em prática neste ano de 2022.

Nessa primeira edição rural, o estado da Paraíba foi selecionado e o município de Sumé um dos poucos contemplados.

O objetivo do projeto ALI é atender os produtores de Sumé na área de caprinocultura leiteira e na horticultura, desenvolvendo inovações e melhorias com empreendimentos que os produtores rurais já possuem.

A proposta é elevar a produtividade, incentivando a competitividade, a sustentabilidade e a participação dos pequenos negócios no mercado, com base na atuação setorial dos territórios.

As dimensões e temas abordados pelo ALI Rural são:

• Melhoria dos Processos Produtivos: abordando as operações e procedimentos, resolução de problemas e melhoria contínua;
  • Redução de Custos e Práticas Sustentáveis: que abordam o uso de água e insumos, uso de energia, redução de desperdícios e compras em conjunto;
  • Marketing e Vendas: relativo a satisfação do cliente, formação do preço, publicidade, informatização, redes sociais, meios de pagamento, vendas em conjunto e acesso a mercados;
  • Controles Gerenciais: que incluem controles, metas e planejamento, e monitoramento;
  • Novos Produtos: proporcionando inovação em processos de produção, inovação em produtos e serviços e cultura da inovação.

Recentemente, o prefeito Éden Duarte se reuniu com Maria Gisely, agente de desenvolvimento local do ALI e que estará atuando no município junto a Associação dos Caprinocultores, obedecendo a seguinte dinâmica: são 10 visitas, sendo oito individuais e duas coletivas.

O prefeito ficou muito feliz com a iniciativa e se comprometeu com todo apoio possível da gestão ao projeto e aos atores, assim como já o fez, num passado recente, com a contratação da zootecnista Ana Barros (in memorian), que, mesmo com curto tempo de atuação, alcançou resultados impressionantes.

(83) 9 9412 7224 (Secretaria de Agricultura)

22/02/2022