quinta-feira 25 abril 2024

Prefeito Éden e reitor da UFCG discutem convênios e projetos para Sumé

O prefeito de Sumé Éden Duarte esteve reunido essa semana com o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Antônio Fernandes, e com o diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus Sumé, o professor Hugo Morais.

Na pauta, a construção do complexo esportivo, orçado em mais de R$ 5 milhões, que será erguido nas dependências do campus, para uso do CDSA e da Escola Agrotécnica de Sumé, uma luta do prefeito e do Deputado Federal Wellington Roberto, junto ao FNDE.

Trataram ainda sobre dois convênios: um se refere a manutenção do funcionamento da Escola Agrotécnica de Sumé no espaço e ambiente do CDSA e outro entre a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e a Prefeitura de Sumé que trata, via Geotecnologia com monitoramento, dos resíduos sólidos do aterro sanitário e suas possíveis contaminações, gerando números confiáveis, assim como, sua destinação para produção de adubos orgânicos.

Entre as ações com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO), Éden como presidente, tratou da instalação do Laboratório de Qualidade de Água a ser implantado no município via Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Na oportunidade, o prefeito Éden e a diretora de Cultura Paula Wêndia solicitaram a parceria da UFCG junto ao projeto “O Semiárido Holandês: Uma Popularização” que envolve a embaixada holandesa, os municípios de Sumé, Prata e Ouro Velho. O objetivo é criar um acervo físico e digital com publicações e divulgação, popularizando o conhecimento adquirido, quando das passagens dos holandeses pela região do Cariri.

Acompanharam o prefeito, o agroecólogo Daniel Vilar e a diretora de Cultura do município Paula Wêndia.

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

30/03/2022