quinta-feira 28 março 2024

Prefeitura de Sumé realiza a 1ª Gincana da Inclusão

O dia internacional da Síndrome de Down é comemorado, desde o ano de 2006, em 21 de março. A data foi criada pela Down Syndrome International e representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.

Para dar visibilidade a data e comemorar a Semana da Inclusão, instituída pelo Governo do Estado da Paraíba, a Prefeitura de Sumé, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e a Faculdade do Cariri (UNICIR), irá realizar a I Gincana da Inclusão do município de Sumé.

O evento acontecerá na quadra de esportes da Escola Zélia Braz, na Várzea Redonda, na próxima quinta-feira, 24, a partir das 15h. na oportunidade serão desenvolvidas pelos  profissionais fisioterapeutas, educadores físicos e enfermeiras, atividades dinâmicas e lúdicas  com as crianças portadoras da Síndrome de Down, autismo e outras deficiências.

A Síndrome de Down acomete indivíduos ainda no útero materno. Os portadores dessa síndrome, possuem três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células, por isso também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Eles apresentam 47 cromossomos em suas células e não 46, como a maioria da população.

(83) 9 9413 1130 (Secretaria de Saúde)

21/03/2022