sábado 20 abril 2024

Sumé planeja e dialoga com a sociedade ações voltadas para crianças e adolescentes no I Fórum Comunitário do Selo Unicef

Com o objetivo de planejar e discutir com a sociedade as ações em prol do desenvolvimento das crianças e adolescentes do município, de modo que resultem na certificação do Selo Unicef, a prefeitura de Sumé, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, realizou o I Fórum Comunitário do Selo Unicef.

O evento aconteceu com a participação de representantes das secretarias municipais da Assistência Social, Saúde e Educação, bem como conselhos municipais, diretores escolares, professores, alunos e servidores públicos municipais.

A articuladora do Selo Unicef local, Elidiene Batista, enfatizou a importância do momento para o fortalecimento das políticas públicas locais para atender esse público-alvo. Assim, a aprovação do Selo Unicef valida o bom trabalho que o município desenvolve pelas crianças e adolescentes. Elidiene ainda agradeceu o apoio e a contribuição de todos os envolvidos na questão.

Já a presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Francismere Passos, elogiou a condução do evento e disse que Sumé se destaca nesse quesito, principalmente na correta aplicação dos recursos destinados à área.

Também presente no Fórum, a secretária municipal de Assistência Social, Ednalva Libânio, enalteceu a importância desses espaços que tem como foco um olhar especial para fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes do município, conforme a realidade local.

Na ocasião houve apresentações culturais desempenhadas por alunos das Escolas Maria Leite Rafael (coral de crianças), Escola Zélia Braz (uma abordagem sobre consciência ambiental, saúde emocional e o aluno, Nicolas Maciel, cantou a música a Paz), a Escola Gonçala Rodrigues (poema com encenação sobre água é vida), Escola Presidente Vargas (teatro mudo sobre a importância da Educação), Escola Padre Paulo apresentou cordel e o Serviço de Convivência uma homenagem às mulheres.

Na ocasião, foram discutidos sete eixos temáticos, tais como: desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade para todos hábitos de higiene e acesso a água; oportunidade de educação, trabalho e formação profissional; desenvolvimento integral e saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década de vida; prevenção e respostas à violência contra crianças e adolescentes; proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais.

Ao final do evento houve apresentação das propostas mais viáveis que foram discutidas em grupo, conforme os eixos temáticos.

(83) 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

12/03/2022