quinta-feira 25 abril 2024

Comitiva sumeense participa da XXIII Marcha dos prefeitos à Brasília

O prefeito Éden Duarte e o vice prefeito Manezinho Lourenço, participaram da XXIII Marcha a Brasília em defesa dos municípios, evento promovido pela Confederação dos Municípios e que reuniu, durante três dias, prefeitos e vereadores de todos o país.

Com o tema “Município: o caminho para um Brasil melhor”, o maior evento municipalista da América Latina, volta a ser realizado após uma pausa de 02 anos em virtude da pandemia da Covid19. O objetivo foi apresentar e discutir a pauta prioritária dos gestores locais aos Poderes Legislativo e Executivo, bem como aos órgãos de controle.

Além de cumprir a agenda do evento, Éden, acompanhado pela secretária Tanniery Lêla (Saúde), aproveitou a oportunidade para se reunir com a coordenadora geral do Programa Nacional de Imunização (PNI), Dra. Samara Furtado e sua equipe técnica (Rui, Regina e Cirlene). Expuseram e discutiram sobre os indicadores de vacinas e a revisão do índice de cobertura vacinal do município de Sumé. Na qualidade de presidente do CISCO, requereu mais capacitação para as equipes de imunização dos 18 municípios que integram o consórcio.

Já no stand do Ministério da Saúde, Tanniery acompanhou alguns despachos de interesse do município relacionados a Atenção Primária, além de participar do encontro e da palestra sobre o Movimento das Mulheres Municipalistas.

Também na Marcha, o secretário Bonílson Timóteo (Educação) aproveitou a oportunidade para visitar órgãos e destravar algumas propostas de interesse da educação de Sumé.

Acompanhado pelo deputado federal Wellington Roberto, Éden esteve reunido com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga e o presidente da Funasa Miguel Marques, revendo detalhes do recente convênio firmado entre a FUNASA e o CISCO no valor de R$ 12 milhões para construção de um laboratório referência de águas que será construído em Sumé.

A comitiva sumeense estava composta pelos vereadores Antônio Carlos Sarmento (presidente), Dida Sá e Damião Rildo, pelo chefe de gabinete, Heleno Júnior e o representante do escritório de articulação em João Pessoa, José Mário. Todos retornam à Paraíba na noite desta quinta-feira e já na sexta-feira, participam de mais um evento administrativo em Campina Grande.

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

28/04/2022