sexta-feira 29 março 2024

Conselheiros(as) Tutelares de Sumé são capacitados para a utilização do SIPIA-CT

A Prefeitura Municipal de Sumé, através da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, desenvolveram, junto aos Conselheiros(as) Tutelares, uma capacitação destinada a utilização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência para o Conselho Tutelar – SIPIA-CT.

A capacitação foi ministrada pelo técnico municipal do SIPIA-CT, Edson Cavalcante, e na oportunidade, foram abordados os conceitos históricos, conceituais e práticos para a utilização do SIPIA-CT.

O Sistema de informação para a Infância e Adolescência – SIPIA é uma plataforma nacional qualificada de apoio e retaguarda às ações federativas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas à infância e adolescência.

Na prática, o SIPIA Conselho Tutelar é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

A base do SIPIA Conselho Tutelar é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre a violação ou o não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente. O Sistema opera sobre uma base comum de dados que são colhidos e agrupados homogeneamente nas diferentes unidades federadas, por meio de instrumento único de registro. O sistema processa um núcleo de dados em torno do qual se constrói um conjunto, também comum, de informações agregadas que fluem do nível municipal para o estadual e do estadual para o federal.

Para a Presidente do CMDCA, o SIPIA-CT será fundamental “para conhecermos de forma quali-quantitativa os tipos e formas de violação de direitos contra criança e adolescência no município de Sumé. Além de tudo, planejar de forma eficaz ações de contribua para a prevenção e garantia de direitos de criança e adolescentes no município de Sumé, disse Francismere Passos.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

18/04/2022