sexta-feira 26 abril 2024

Estudantes da Escola de Campo do Distrito de Pio X participam da II Feira Fazenda da Mata

Alunos e alguns membros da Escola de Campo do Distrito de Pio X participaram recentemente da II edição da Feira do Assentamento Fazenda Mata, referência de organização produtiva da agricultura familiar na região. Os alunos expuseram alguns produtos desenvolvidos por eles na instituição de ensino, como mudas de caju, de mamão, de maracujá e de pimenta biquinho, além de composto orgânico e biofertilizante, mel de abelha Jandaíra, entre outros.

São culturas produzidas na escola por meio dos projetos: viveiro de mudas, unidade de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS), apiário e composteira

Além dos alunos, aproximadamente 200 pessoas estiveram do evento, entre moradores das comunidades vizinhas e autoridades do executivo e legislativo dos municípios de Sumé, Amparo e Congo.

Incentivador do potencial produtivo do município, o prefeito Éden participou da feira e disse que continuará apoiando esse tipo de prática com o uso de técnicas agroecológicas, tendo a atividade de cultivo adaptada à formação das crianças.

A ideia do evento surgiu do Projeto Desenvolvimento de Ações de Impacto Social Complementares ao Programa Água Doce, fruto do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Por meio dele, a associação tem sido assistida em 5 eixos do modelo Cerne que objetiva principal a concretização de um Impacto Social, proporcionando benefícios financeiros e sociais aos associados.

A Feira, além de caráter expositivo e comercial, destaca principalmente as potencialidades produtivas da comunidade. Ela é realizada mensalmente por meio da parceria entre o Assentamento Fazenda da Mata, Parque Tecnológico da Paraíba, Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Iacoc, Peasa/UFCG e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

14/04/2022