quarta-feira 24 abril 2024

Prefeitura de Sumé promove II Conferência de Saúde Mental

A II Conferência Municipal de Saúde Mental de Sumé, cujo tema versou sobre o Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, mobilizou usuários e profissionais da saúde do município.

A atividade, que aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social, nessa terça-feira, 05, teve como palestrante o psicólogo e coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Vinicius Suares de Oliveira.

Realizada por meio do Conselho Municipal da Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde local, a conferência debateu também sobre os impactos da pandemia e o respeito aos direitos humanos.

Presente no evento, o prefeito Éden Duarte ratificou o compromisso da gestão municipal em continuar apoiando esse tipo de ação participativa que visa, principalmente, uma saúde pública de qualidade a população sumeense. Éden ainda enfatizou o papel das conferências para o fortalecimento da democracia e do SUS, assim como para a melhoria da saúde mental.

A presidente do Conselho Municipal da Saúde, Niedja Rodrigues de Siqueira, agradeceu o engajamento de todos que contribuíram para a realização do evento e destacou a importância das propostas debatidas durante a II conferência Municipal de Saúde Mental, que escolheu Divanício Albuquerque (delegado) e Alexandre Limeira (suplente).

Já a secretária de Saúde, Tanniery Lêla, e a diretora do CAPS Sumé, Lorena Marques, demonstraram felicidade e entusiasmo com a realização do evento, por tudo que foi apresentado, discutido, e principalmente pelas propostas eleitas para serem apresentadas nas conferências: estadual e federal.

Durante a conferência foram expostas algumas pinturas e artesanatos feitos pelos próprios usuários do CAPS Sumé. O protagonismo que eles exercem e as apresentações culturais que apresentaram no evento foram muito elogiados pelos presentes.

A II Conferência de Saúde Mental contou ainda com participação de diversos representantes da sociedade civil organizada.

83 – 9 9413 1130 (Secretaria de saúde)

06/04/2022