quinta-feira 18 abril 2024

Sumé comemora 71 anos com obras e realizações culturais e esportivas

O município de Sumé comemorou os 71 anos de emancipação política neste 1º de abril, e os sumeenses foram presenteados com entrega de obras e atividades esportivas.

Ao amanhecer, a Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué percorreu as principais ruas da cidade com uma alvorada. Já na Praça José Américo, foi servido um café da manhã à todos os presentes e em seguida, foram hasteadas as Bandeiras Nacional, da Paraíba e de Sumé, pelo prefeito Éden Duarte, o secretário Bonílson Timóteo (Educação) e o presidente da Câmara, o vereador Antônio Carlos Sarmento, respectivamente.

Um dos momentos mais aguardados da programação foi a Corrida da Emancipação que reuniu mais de 120 corredores nas duas categorias, feminina e masculina, de várias cidades da Paraíba e de Pernambuco. Os participantes foram acompanhados pela Polícia Militar e monitorados por chips programados para reconhecer a rota percorrida de 6 km. A chegada da corrida aconteceu na Escola Pe. Paulo Roberto de Oliveira onde foi entregue a premiação (dinheiro, troféu e medalha).

Após a bênção do pároco em missa de ação de graças na igreja matriz, a emoção tomou conta de todos na entrega do Ginásio Robson Rafael, anexo a escola Pe. Paulo Roberto de Oliveira, no bairro Frei Damião, feita pelo prefeito Éden e os secretários de Educação, Gian Braz (Obras) e Rivaldo Oliveira (Cultura, Esportes e Turismo). Familiares, amigos e equipe de governo relembraram a trajetória daquele que marcou o esporte, a cultura e a educação de Sumé e região. O prefeito Éden, notadamente emocionado, pontuou momentos da sua vida em que Robson foi marcante e decisivo, ao tempo em que, crianças ofertavamrosas a Joseilda Freitas (viúva de Robson), embalados pela canção “Balada nº 7 – Tributo a Mané Garrincha”.

Em seguida, o prefeito, o presidente da Câmara e o secretário de Obras, assinaram a ordem de serviço que autoriza a construção da praça da Vila do Chaves, denominada “Sebastiana do Chalé”. Éden relembrou que a obra se torna possível neste momento, graças a devolução de recursos do legislativo ao executivo, mencionando o presidente da casa, na época o vereador Leônidas Albino (Bomba).

Posteriormente, acompanhado por grupos defensores da causa animal do município, o prefeito e a secretária Tanniery Lêla (Saúde) entregaram o veículo Castramóvel, adquirido com emenda do deputado federal Wellington Roberto, que atenderá os municípios consorciados ao CISCO e possibilitará exames, castração e cirurgias de pequeno e médio porte em cães e gatos.

A tarde, dentro do maior programa de pavimentação de ruas da história de Sumé, Éden entrega cinco ruas pavimentadas do bairro Zé Marcolino. Na solenidade que contou com a participação também de membros da família Aleixo, os moradores da localidade pontuaram a qualidade, rapidez e compromisso da gestão em executar a obra e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos que ali residem.

Depois, o prefeito e equipe seguiram para o estádio de futebol “O Jacintão”, onde acompanharam a partida de futebol feminina entre as equipes Boca Juniors e Sítio Conceição, e em seguida, Treze da Paraíba e Seleção de Futebol Sumeense.

O prefeito Éden demonstrou sua felicidade em poder contribuir com o desenvolvimento da sua cidade enquanto cidadão e gestor. Agradeceu a presença do prefeito de Camalaú, Bira Mariano, representando os demais prefeitos do CISCO, parabenizou e agradeceu a toda sua equipe de governo, aos conselheiros do Orçamento Democrático (ODM), as Associações Comunitárias, a Câmara de Vereadores e aos demais parceiros e amigos “que contribuem de forma decisiva com o progresso da nossa cidade. Continuaremos de mãos dadas trabalhando e cuidando do bem estar de cada um”.

Presentes às solenidades os vereadores: Antônio Carlos, José Antônio, Cristóvão Júnior, Francisco Fontinelli, Damião Rildo e Leônidas Albino. Os secretários e suas equipes de coordenadores: Robério Cipriano (Finanças), Ednalva Libânio (Assistência Social), Tanniery Lêla (Saúde), Gian Braz (Obras), Bonílson Timóteo (Educação), Rivaldo Oliveira (Secult), a diretora de Cultura Paula Wêndia, o chefe de gabinete Heleno Júnior, os conselheiros do ODM, presidentes de associações, servidores, imprensa local, regional e cidadãos sumeenses.

A programação de aniversário prossegue neste sábado, 02, com rapel na Serra dos Sucurus, espetáculo de circo na quadra de Escola Zélia Braz, na Várzea Redonda, acolhida e distribuição de kits aos mais de 300 ciclistas do Pedala Sumé, encerrando no domingo, 03, com o tradicional circuito do Pedala Sumé.

(83) 9 9413 0080 – 9 9962 1056 (Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo)

02/04/2022