Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Sumé inicia as Campanhas de Vacinação contra Gripe/Influenza e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Sumé deu início, assim como os demais municípios brasileiros, a duas campanhas de vacinação simultaneamente, entre os dias 4 de abril e 3 de junho. Trata-se da Gripe/Influenza e Sarampo.

  1. A campanha de vacinação contra a GRIPE/INFLUENZA será dividida em duas etapas. Na primeira etapa, de 04 de abril a 02 de maio, poderão se vacinar os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da área da saúde. A segunda etapa será de 02 de maio a 03 de junho para os demais públicos.
  1. A campanha de vacinação contra a SARAMPO também será dividida em duas etapas. Na primeira etapa, de 04 de abril a 02 de maio, poderão se vacinar as crianças de 06 meses a 05 anos de idade e os trabalhadores da saúde. A segunda etapa será de 02 de maio a 03 de junho para os demais públicos.

Em Sumé, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, de segunda a sexta-feira, levando a o cartão do SUS e o cartão de vacina.

A influenza ou gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras dezesseis não vacinadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade. A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação.

Dúvidas e Informações:

83 – 9 9413 1130 (Secretaria de Saúde)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

06/04/2022