sexta-feira 19 abril 2024

Sumé realiza a II Conferência Municipal de Saúde Mental

Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS, a Secretaria de Saúde de Sumé, através do Conselho Municipal de Saúde e CAPS, realiza nesta terça-feira (05), a II Conferência Municipal de Saúde Mental.

O objetivo é debater, avaliar e propor novas ações para a implementação de políticas públicas com enfoque no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como discutir o cuidado da saúde mental em liberdade, os impactos da pandemia e o respeito aos direitos humanos.

A Conferência de Saúde Mental é temática, onde os delegados se debruçam sobre a política de saúde mental no âmbito do SUS. Ela possui caráter deliberativo, portanto, considerada pelos gestores públicos e pela sociedade, cabendo ao conselho estimular e fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas.

O evento começa às 8h e tem como palestrante principal o Dr. Vinícius Suares de Oliveira, mestre em Psicologia pela Universidade de Pernambuco (UFPE) e coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, que discorrerá sobre o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.”

Os eixos discutidos serão: Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade, defendido pela psicóloga Jocilda de Azevedo, Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, defendido pelo coordenadora da atenção básica Fernanda Valadares e, Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia, defendido pelo psicólogo Divanício Albuquerque Pessoa.

83 – 9 9413 1130 (Secretaria de saúde)

05/04/2022