sexta-feira 26 abril 2024

18 de maio: Cuidar da Criança e do Adolescente é Dever de Todos

Com o tema “Faça Bonito! Cuidar da Criança e do Adolescente é Dever de Todos.”, a Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializada em Assistência Social CREAS, realizou na manhã desta quarta-feira, 18, ações que relembraram o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.

Na oportunidade, foram feitas apresentações do grupo musical de flauta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos alunos da Escola Gonçala Rodrigues de Freitas, cantando e encenando a música “Nisso e Naquilo” e recitando o poema “Não Toque Aqui” e dos alunos da Escola Integral Pe. Paulo Roberto de Oliveira que recitaram o cordel “Um Grito por Araceli”.

Em suas palavras, Ednalva Libânio, secretária de Assistência Social, ressaltou a importância de “sermos muito mais que palavras, sermos exemplo na prática de proteção, segurança e, sobretudo, enquanto agentes políticos, de mobilização de forças”.

Para Francisca Bezerra, coordenadora do CREAS, o momento é de olhar ao redor e perceber o acontece com as crianças e adolescentes como responsabilidade de todos. “Estaremos sempre presentes. Usem os números 123 ou 100 e denunciem, não temam, é nosso dever protege-las”.

18 de maio é a data em que Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida. Ela foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo na cidade de Vitória, Espírito Santo.

O prefeito Éden Duarte e a secretária de saúde Tanniery Lêla estiveram ausentes por compromisso em outro Estado, porém foram representados pelo chefe de gabinete, Heleno Jr.

Presentes ao evento, o Presidente da Câmara de Vereadores Antônio Carlos Sarmento e José Antônio, líder do governo, todos os secretários municipais, coordenadores de programas e dos serviços de todas as secretarias, conselheiros tutelares, presidentes dos conselho de educação e do idoso, professores, alunos, diretores, além de populares.

(83) 9 9820 0044 (CREAS)

18/05/2022