sexta-feira 26 abril 2024

Colonos do Perímetro Irrigado de Sumé participam de reunião com o superintendente do DNOCS na Paraíba

O prefeito Éden Duarte viabilizou reunião na última semana com o superintende do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Paraíba, Alberto Gomes, para tratar sobre a situação dos colonos do Perímetro Irrigado de Sumé, no que diz respeito principalmente ao georreferenciamento e à necessidade de obter resposta do órgão federal quanto às demandas apresentadas por eles.

Foram mais de duas horas de reunião no auditório da Secretaria de Educação, conduzidas pelo prefeito Éden, onde os presentes trataram do georreferenciamento, que é um procedimento que permite mapear a exata posição geográfica de um terreno e a sua área.

Na pauta, também foram levantadas questões sobre recursos hídricos, pista de prado, tanques redes, além de um movimento que está sendo articulado por João Paulo Miranda sobre a transposição das águas do São Francisco para o açude de Sumé.

O encontro contou com a participação dos vereadores, Antônio Carlos Sarmento, Cristóvão Júnior, Daniel Lêla, Dida Alves e Fontineli, além do presidente da Cooperativa Mista dos Irrigantes de Sumé, Louro, dos loteiros e demais interessados no assunto.

Ao abrir a reunião, o prefeito agradeceu a presença de todos, principalmente de Alberto, que representa o órgão a nível estadual e da senhora Elizenir (Zena), responsável pelo escritório local do Dnocs. Éden ainda destacou o que a gestão municipal tem feito para intermediar a questão junto aos representantes estadual e federal.

O presidente da Cooperativa Mista dos Irrigantes de Sumé, Louro, considerou a reunião muito proveitosa e destacou a parceria bem sucedida da Cooperativa com o prefeito Éden e com o Dnocs. Ele disse também que desde 2008 vem tentando resolver o problema do Perímetro Irrigado de Sumé, o que só está sendo possível graças aos parceiros, principalmente o apoio do superintendente Alberto, que sugeriu tocar o projeto por meio de um termo de acordo entre a Cooperativa e o Dnocs. Para Louro, é muito importante a participação de todos os colonos na Cooperativa para a celeridade dos projetos.

Sobre a questão do georreferenciamento, Alberto enfatizou que está trabalhando para resolvê-la. Ele também falou que já está de posse de todo o processo do perímetro irrigado, que a partir de agora será enviado para avaliação dos órgãos competentes, e assim que o processo voltar para o Dnocs, os lotes serão avaliados e terão um parecer final.

O superintende Alberto ainda elogiou a postura do prefeito Éden por dedicar esforços nesse sentido, e falou da importância dos colonos de se organizarem por meio da cooperativa porque só assim terão mais consistência na celeridade do processo.

Durante a reunião, Alberto ainda destacou o apoio e o empenho do deputado federal Wellington Roberto nas questões que dizem respeito ao Perímetro Irrigado de Sumé.

83 – 9 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

30/05/2022