sexta-feira 29 março 2024

Prefeitura de Sumé realiza 144 mamografias em dois dias

A Prefeitura de Sumé, através da Secretaria de Saúde, realizou nos dias 10 e 11 últimos, 144 exames de mamografia com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença.

Os exames foram feitos pela unidade móvel da Citomama, em frente a Secretaria de Saúde, no período da manhã e da tarde, por ordem de chegada e foram realizados nas mulheres já cadastradas na sala de regulação de exames da secretaria.

Pelo menos três vezes por ano, a Prefeitura de Sumé tem viabilizado a vida da Unidade Móvel de exame de mama ao município, como forma de zelar a fila e atender toda demanda.

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no mundo. No Brasil, é o segundo tipo mais recorrente, porém, quando detectado precocemente, a chance de cura ou controle da doença aumenta para 95%.

O exame de mamografia identifica alterações nas mamas, como lesões e nódulos, mesmo quando ainda não são palpáveis no autoexame. O procedimento dura cerca de 30 minutos e confere maior precisão ao diagnóstico.

83 – 9 9413 1130 (Secretaria de Saúde)

13/05/2022