Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Secretaria de Educação de Sumé dispõe de atendimento neuropsicopedagógico

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou desde 2021, o atendimento em neuropsicopedagogia, direcionado aos alunos da rede municipal de ensino.

As atribuições do profissional em neuropsicopedagogia, são conhecer os distúrbios e os processos da aprendizagem humana, com a função de identificar, diagnosticar e encaminhar à outros especialistas através de pareceres.

Primeiro, o professor da rede municipal identifica se o aluno possui alguma dificuldade não relacionada ao contexto pedagógico, ou decorrente da pandemia. Identificando essas singularidades, que normalmente diferem do nível de desenvolvimento compatível com a série e idade do aluno, inicia-se uma investigação.

Quando necessário, o encaminhamento é feito para outros profissionais – neurologista ou a equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Após o laudo, o aprendente passam a receber o atendimento personalizado e adequado ao diagnóstico. Por meio das terapias, ele desenvolve autonomia, habilidades e fortalecimento cognitivo.

Os atendimentos são realizados de forma individualizada em sala específica localizada na Secretaria de Educação, porém, o profissional atua também no apoio e orientação nas escolas, realizando visitas, observações, formações e apoio direto ao professor, prevenindo e auxiliando no cotidiano escolar e contribuindo para que o aluno construa seus conhecimentos de maneira orientada e eficaz.

Dúvidas e Informações:

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

10/05/2022