quinta-feira 25 abril 2024

Sumé concorre ao Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022

O município de Sumé passa para segunda fase do prêmio nacional de estratégias Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – propostos pela ONU, com o projeto elaborado por Teresa Cristina, diretora de projetos da Secretaria de Educação, denominado “Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e cultivo protegido de mudas de frutíferas e hortaliças na Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade”.

É um projeto que se refere à produção de alimentos e de manejo ecológico que aproveita técnicas já utilizadas pelos agricultores, envolvendo plantio diversificado e criação de aves, sem uso de defensivos agrícolas e/ou fertilizantes mineral, visando o equilíbrio com a natureza, e, a produção de mudas em ambiente protegido com a finalidade de minimizar os ataques de pragas e garantir a eficiência no uso da água, aumentando a qualidade dos produtos e reduzindo as perdas. Vale salientar que ambas as práticas já são desenvolvidas na Escola de Campo do Distrito de Pio X.

O ODS é composto por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até o ano de 2030. O objetivo é reconhecer, valorizar e dar visibilidade à práticas desenvolvidas por governos municipais e estaduais e distrital, organizações da sociedade civil (OSC), empresas públicas e privadas, e instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas ou privadas, filiadas à Rede Estratégia ODS. Além disso, também busca contribuir para a formação de um “Banco de Práticas Exitosas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.

A nível estadual, Sumé é o município paraibano de melhor desempenho com relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 86.6%.

Os dados foram calculados pela ODSPB (http://ods.seect.pb.gov.br/), uma plataforma do Governo do Estado da Paraíba, criada em parceria com a UFPB, que monitora e reúne informações sobre o tema e consegue avaliar como cada município está avançando ou não.

A plataforma foi lançada na última semana, no campus da UEPB em Cuité no Seminário de Territorialização dos ODS na Paraíba e já está aberta ao público na internet.

A ODSPB organiza dados colhidos de aproximadamente 20 fontes. São órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional das Águas (ANA), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional e o DataSUS, permitindo uma frequência de atualização anual.

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Seduc)

31/05/2022