terça-feira 23 abril 2024

Sumé inicia à segunda etapa das Campanhas de Vacinação contra Gripe e Sarampo

Essa nova fase das campanhas contra Gripe/Influenza e Sarampo se estenderá até o dia 03 de junho. Confira quem pode se vacinar:

1. GRIPE/INFLUENZA:
  • Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade
  • Gestantes e Puérperas
  • Indígenas
  • Professores
  • Pessoas com Deficiência permanente
  • Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade
  • Trabalhadores da saúde pública e privada
  • Pessoas com Comorbidades (Doenças respiratórias crônicas, Doenças cardíacas crônicas, Doenças renais crônicas, Doenças hepáticas crônicas, Doenças neurológicas crônicas, Diabetes, Imunossuprimidos, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias)
  1. SARAMPO:
  • Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade
  • Profissionais da saúde pública e privada

Em Sumé, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, de segunda a sexta-feira, levando a o cartão do SUS e o cartão de vacina.

A influenza ou gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela.

Já o sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras dezesseis não vacinadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade. A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação.

83 – 9 9982 1811 (Vigilância Epidemiológica)

83 – 9 9413 0950 (Vigilância em Saúde)

03/05/2022

03/05/2022