sexta-feira 29 março 2024

X Edição do Festival do Umbu de Sumé promove iguarias do fruto

A abertura do X Festival do Umbu, nessa quinta-feira, 19, em Sumé, contou com a participação de alunos, professores e a comunidade em geral. Com início na Escola Agrotécnica, o evento retornou com diversas atividades de minicursos, oficinas, palestras e apresentações culturais, enfatizando sempre a importância da preservação da cultura na região.

Até segunda-feira, dia 23 de maio, o Festival se apresentará na Escola de Campo de Pio X, na Praça José Américo e no Mercado Público de feira livre.

Logo após a abertura oficial, os convidados visitaram os espaços destinados a vendas de delícias do umbu e de doação de mudas de plantas diversas, além de uma feira orgânica no pátio da escola.

O prefeito Éden tem dito que a ideia de promover e manter o Festival do Umbu no município é justamente para preservar essa cultura como meio de sobrevivência, bem como potencializar a viabilidade econômica do fruto e os seus derivados de maneira sustentável em nossa região.

A diretora da Escola Agrotécnica, Elidiane Batista, destacou que a equipe está muito feliz e realizada em poder promover um evento tão importante,  aberto ao público, durante três dias, com o apoio da gestão municipal e das entidades parceiras. “O que nos deixa feliz é que tudo está sendo realizado de maneira envolvente com a participação de professores, alunos e demais parceiros, destacando a figura do umbuzeiro”, disse ela.

O professor Lindiberg Duarte ressaltou o cuidado e o carinho com que o X Festival está sendo conduzido, principalmente com a retomada do evento, pós período pandêmico. Ele, que está a frente da organização do festival desde a primeira edição, também ressaltou que o evento em si, além do caráter econômico, tem um viés de conscientização do resgate da cultura do fruto, sua preservação e o seu uso gastronômico na culinária regional.

A jovem Silvia Vitória falou da importância do festival e destacou qual o sentimento dela ao se apresentar no evento. “É uma sensação acolhedora, uma energia incrível, onde você pode extravasar toda a sua alegria”, disse a estudante do 9º da Escola Agroténica. Ela ainda destacou a felicidade em aprender mais sobre a cultura e o cultivo o umbu, para poder dirimir dúvidas dos visitantes, durante o festival.

O professor Betinho Batista também afirma que o Festival do Umbu de Sumé é muito importante porque além de todos os ganhos com o cultivo e a exploração da planta, ele preserva a identidade do caririzeiro.

O X Festival do Umbu de Sumé é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e da Escola Agrotécnica, com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus CDSA de Sumé, Banco do Nordeste, Sebrae, Empaer e Associação dos Agricultores, Extrativistas e Artesãos do Cariri Paraibano/Carimbu.

Na oportunidade, foi prestada uma homenagem a Djamilton Aquino, professora da escola, falecido durante a pandemia da Covid.

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

20/05/2022