terça-feira 16 abril 2024

Prefeito Éden garante suporte alimentar para os animais com a ensilagem

A Prefeitura de Sumé por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e do Meio Ambiente iniciou o programa de produção de ração para o rebanho através da confecção de silos, a fim de aumentar o potencial forrageiro e garantir suporte alimentar para os animais no período de estiagem.

Em aproximadamente 30 dias, já foram produzidas cerca de 106 toneladas de silagem de capim, sorgo e palha de milho através de 03 implementos disponibilizados pela gestão para o produtor rural que são: uma ensiladeira acoplada a um trator agrícola, uma ensiladeira rebocável com motor a diesel e uma ensiladeira movida a eletricidade.

A ensilagem é um processo de conservação de forragem amplamente utilizado, com a finalidade de produção de alimento volumoso (silagem) de boa qualidade, durante todo o ano, permitindo o aproveitamento do excesso de forragens do período das águas para fornecimento aos animais, durante o período seco, quando ocorre uma diminuição qualitativa e quantitativa das forrageiras.

Os agricultores e agricultoras interessados podem procurar a secretaria de agricultura do município para fazer o agendamento no programa de ensilagem.

Foram atendidos também até o presente período, 1.200 agricultores e agricultoras familiares do município com o programa de aração de terras. Sumé é o terceiro município em extensão territorial da Paraíba, com mais de 600 km de estradas.

(83) 9 9412 7224 (Secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e do Meio Ambiente)

30/06/2022