sexta-feira 29 março 2024

Secretaria de Saúde promove capacitação para profissionais sobre Hanseníase e Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu essa semana, seminários sobre o controle da tuberculose e o cuidado com a hanseníase. O evento acorreu no prédio do Centro Socioassistencial/Secretaria de Assistência Social, no bairro da Várzea Redonda.

O objetivo é qualificar ainda mais as equipes da atenção básica do município para poderem atuar conforme as diretrizes nacionais de controle da doença, que incluem padronizações de procedimentos clínicos, laboratoriais, sistema de vigilância, ações de biossegurança e organização de serviços.

De acordo com a secretária de Saúde, Tanniery Lêla, a capacitação é muito importante porque possibilita aos participantes agregarem mais conhecimento a sua rotina de trabalho. Tanniery agradeceu a disponibilidade das palestrantes em ministrar o curso em Sumé e destacou também a colaboração e o comprometimento dos profissionais da saúde do município frente às atividades desempenhadas.

O curso foi realizado pelas enfermeiras e sanitaristas da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Micheline da Silveira Mendes e Eveline Maria Leite, que em dois turnos, abordaram os assuntos propostos com os profissionais agrupados de acordo com o nível médio ou superior de cada um dos participantes.

As instrutoras destacaram o interesse e a proatividade das turmas. Para Micheline, a disseminação da informação principalmente sobre a hanseníase é muito importante porque possibilita fazer um diagnóstico preciso e rápido na cura da doença. Já Eveline destacou a importância desse olhar diferenciado na identificação dos pacientes e o impacto que o curso tem para o município, sobretudo na captação das vítimas acometidas de tuberculose.

Para a técnica de enfermagem, Patrícia Rafael, a capacitação foi muito importante para sanar as dúvidas dos profissionais que lidam com a questão no dia a dia. “Muitas coisas que eu não sabia em relação a hanseníase, por exemplo, acabei descobrindo nesse curso. Por isso que é importante para o município continuar investindo nessas capacitações para os profissionais poderem se aprimorar cada vez mais, já que a saúde está em constante evolução”, declarou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a gestão municipal está sempre preocupada em proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, para que seja ofertado um atendimento de qualidade aos usuários do SUS.

83 – 9 9413 1130 (Secretaria de saúde)

02.06.2022