sexta-feira 29 março 2024

Prefeitura de Sumé promove aula inaugural do curso de Costura Industrial

Aconteceu nessa terça-feira, 19, a aula inaugural do curso de Costura Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI em parceria com a Prefeitura de Sumé através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A solenidade iniciou às 19h com as presenças do prefeito Éden Duarte, da secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio e sua equipe, além dos vereadores, Cristóvão Júnior e Damião Rildo.

O evento ocorreu no Centro Socioassistencial no bairro da Várzea Redonda, com a participação dos 40 alunos da turma e da instrutora do curso, Joana Darc.

A secretária da pasta, Ednalva Libânio, ressaltou a importância do curso para as pessoas poderem desenvolver habilidades profissionais necessárias e se inserir no mercado de trabalho. Segundo ela, a gestão municipal tem sido sensível a essas questões, buscando sempre promover alternativas de educação profissional e gratuita à população.

Já o prefeito Éden ratificou o compromisso de sua gestão em poder viabilizar políticas públicas que visam o desenvolvimento das pessoas.  “Para mim é muito gratificante promover oportunidades para as pessoas poderem se qualificar, tornarem-se empreendedoras com os conhecimentos adquiridos, ou mesmo trabalharem por conta própria”, declarou o prefeito.

Na ocasião, Éden informou também que já está trabalhando em prol da vinda de uma empresa para Sumé, para que possa absorver toda mão de obra qualificada nesse segmento, e que está viabilizando parceria com o governo do Estado para abertura de microcrédito para que as costureiras e costureiros possam comprar máquinas e material.

A professora, Joana Darc, veio diretamente da cidade de Patos para ministrar o curso em Sumé e parabenizou o prefeito Éden pelo compromisso em promover educação profissional gratuita à população do município. Ela também pediu empenho da turma para que não desista do curso e abracem a oportunidade que estão tendo.

A aluna Maria Moraes afirmou que o curso veio em boa hora e representa a realização de um sonho. “Estou muito feliz e grata com a gestão do prefeito Éden Duarte por proporcionar um curso de qualidade, de uma instituição de credibilidade. Eu morei muito tempo fora de Sumé e nunca tinha tido essa oportunidade, mas agora chegou a vez. Já empreendo no ramo de confecção, mas me falta habilidade para montar a própria peça. Então, esse curso é uma excelente oportunidade para eu me aperfeiçoar na área”, declarou Maria, representante dos cursistas.

“Para mim, é uma oportunidade única. Fiquei muito feliz quando o prefeito Éden anunciou a vinda desse curso porque o meu sonho é me aperfeiçoar nessa área. Eu ainda não sei costurar muito bem, apenas faço algumas peças para minhas filhas, mas meu sonho é aprender e ganhar uma renda extra”, declarou Luisa Daniele Ramos, que junto com mais duas amigas, vem do Sítio Caititu, há 18km do município, para participar do curso.

Com carga horária de 170h, o curso Costureiro Industrial fornece conhecimentos teóricos e práticos para a atuação profissional na confecção de peças do vestuário. O curso acontece de segunda a sexta-feira, em duas turmas, tarde e noite, no anexo da Unidade Básica de Saúde do bairro Frei Damião.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

21/07/2022