sexta-feira 19 abril 2024

Região de Pio X e Santo Agostinho definem suas demandas na primeira plenária do ODM

O Ciclo 2022 de plenárias do Orçamento Democrático Municipal (ODM) de Sumé, iniciou sábado, 09, unindo as regiões do Distrito de Pio X e Santo Agostinho. O evento aconteceu as 16h no Ginásio de Esportes o Andrezão em Pio X.

Ao lado do prefeito, estiveram presentes, os secretários municipais: Tanniery Lêla (Saúde), Ednalva Libânio (Assistência Social), Bonílson Timóteo (Educação) e Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos), vereadores, Antônio Carlos Sarmento (presidente), Damião Rildo, Cristóvão Júnior e Francisco Fontinelli, além do chefe de gabinete Heleno Jr, de Conselheiros do ODM, presidentes de Associações Comunitárias e moradores das regiões.

Escolhendo as principais demandas para suas comunidades, estavam presentes residentes da: Fazenda Mata, Pelelê, Sorocaba, Pedra da Bola, Poço Escuro, Caiçara, Nanico, Pau D’arco, Cupiras, Passagem Rasa, Cigana, Santo Augustinho, Sacada, Bananeiras, Jaguaribe, 5 vacas, Cabeça Branca, Olho D’água Branco, Balanço e Pio X.

A plenária iniciou com apresentação cultural da Banda de Pífanos de Pio X, seguida da fala de apresentação do coordenador municipal do ODM Marivaldo Alcântara. Logos após os vereadores destacaram a coragem do prefeito em criar a manter essa ferramenta democrática de gestão, cumprindo rigorosamente aquilo que foi escolhido pelas comunidades como prioridade de investimento.

Durante a plenária, o prefeito Éden entregou um Aparelho de Raio X Odontológico a Unidade Básica de Saúde do distrito, assinou o contrato de aquisição de um veículo tipo SUV, 07 lugares, SPIN, no valor de R$ 132.100,00, para transporte das equipes da Atenção Básica e assinou o termo de autorização de licitação, cujo objeto é a instalação e manutenção dos equipamentos de ar condicionado da Escola de Campo de Pio X, que será totalmente climatizada. O pregão acontecerá em 15 de julho próximo.

Na oportunidade, foi anunciada a prorrogação dos mandatos dos atuais conselheiros até agosto de 2023, isso porque, o último mandato não pode ser efetivamente exercido em virtude da pandemia da Covid19.

Seguindo os protocolos do evento, o prefeito fez uma prestação de contas de tudo que foi solicitado e atendido, considerando a última plenária de 2019, além de outros investimentos para a região. Ouviu elogios, sugestões e reclamações das pessoas inscritas para uso da fala e respondeu a todos.

Ao final, Éden apresentou as prioridades mais votadas pelo público presente. A região de Pio X escolheu como principais demandas e investimentos para o próximo ano:

1. Estradas e Rodagens: tendo como prioridade a terraplanagem das estradas
  2. Urbanismo e Infraestrutura: tendo como prioridade a construção e limpeza das barragens
  3. Abastecimento de Água: tendo como prioridade a construção de adutora

Já a região de Santo Agostinho escolheu como principais demandas e investimentos para o próximo ano:

1. Saúde: tendo como prioridade a construção de UBS
  2. Educação: tendo como prioridade a construção da quadra de esportes
  3. Abastecimento de Água: tendo como prioridade a construção de adutora

A próxima plenária acontecerá no dia 22 de julho, na quadra da escola Presidente Vargas, antigo Desembargador, as 19h, para o bairro do Alto Alegre e região.

Confira o calendário completo:

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

11/07/2022