sábado 20 abril 2024

Região do Alto Alegre prioriza a Educação na plenária do ODM

O Ciclo 2022 do Orçamento Democrático Municipal (ODM) de Sumé, realizou na sexta-feira, 22, a sua segunda plenária. O evento aconteceu as 19h na quadra da escola Presidente Vargas/Desembargador.

Ao lado do prefeito, estiveram presentes, os secretários municipais: Tanniery Lêla (Saúde), Ednalva Libânio (Assistência Social), Bonílson Timóteo (Educação), Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos) Branco Xiliu (Cultura, Esportes e Turismo), os vereadores, Antônio Carlos Sarmento (presidente), Damião Rildo, José Antônio, Dida Alves, Cordeirinho e Roberto Barros, além do chefe de gabinete Heleno Jr, do presidente do Conselho dos Conselheiros do ODM, Vanderley Paulo, dos conselheiros Ulisses Pereira (Alto Alegre) e Anildo Anízio (Pio X)  e do presidente da Associação Antônio Pereira (Laginha).

Escolhendo as principais demandas para sua região, estavam presentes moradores dos bairros: Alto Alegre, rua do Calçadão, Pedregal e Vila Zé Dário.

A plenária iniciou com apresentação cultural da Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima, seguida da fala do coordenador municipal do ODM Marivaldo Alcântara e dos vereadores que destacaram ser o município de Sumé, o único a desenvolver o ODM em todo o estado da Paraíba.

Durante a plenária, o prefeito Éden entregou 10 cartões do Programa Renda Básica Sumé, que já conta com 75 beneficiários recebendo, por meio de cartão magnético, R$ 100 mensal.

Após a prestação de contas das demandas da última plenária de 2019, além de outros investimentos para o bairro, o prefeito ouviu elogios, sugestões e reclamações das pessoas inscritas para uso da fala e respondeu a todas.

Ao final, Éden apresentou as prioridades mais votadas pelo público presente. A região do Alto Alegre escolheu como principais demandas e investimentos:

1. Educação: tendo como prioridade a construção de uma quadra esportiva na escola Maria Leite Rafael
  2. Urbanismo e Infraestrutura: tendo como prioridade a pavimentação de ruas
  3. Saneamento Básico: tendo como prioridade a conclusão do saneamento básico no bairro

O Orçamento Democrático Municipal é um instrumento de participação popular, criado pelo prefeito Éden Duarte, em 2019, pelo decreto n° 1.262.

As próximas plenárias serão na sexta, 29, no Assentamento Mandacaru para toda região e no sábado, 30,  na região do sítio Conceição, ambas as 16h.

Confira o calendário completo:

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

25/07/2022