quinta-feira 25 abril 2024

Escola Maria Leite apresenta ao bairro Alto Alegre atividades sobre cuidados com o meio ambiente

A Escola Integral Maria Leite Rafael realizou na manhã dessa sexta-feira, 12, um evento público na Rua do Calçadão, no bairro Alto Alegre, com o objetivo de concluir o projeto “Eu Cuido Você Cuida: Nosso Bairro Agradece!”, desenvolvido por alunos e professores da própria escola. O projeto fortalece nas crianças a importância dos cuidados com o meio ambiente e de convívio social.

A programação começou às 7h com os alunos e professores da escola entregando panfletos aos moradores do bairro sobre a importância de preservar o meio ambiente. Em seguida, sob a orientação das professoras, Gilcineia Lima, Marinalva Barros, Claudeane Sousa, Patrícia, Salete Carvalho, Adriana Silva, Tanielba Lela, Sônia Simões e Robéria Queiroz, as turmas do 1º ao 5º ano apresentaram atividades de artesanato, música e dança, desenvolvidas por elas em sala de aula.

A ideia, segundo a diretora da escola, Edna Araújo, é despertar nos estudantes a importância do uso racional dos recursos naturais, trabalhando de forma lúdica o conhecimento ambiental por meio de práticas conscientes, integrando hábitos diários, tendo como base os 5 R´s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) que a educação ambiental propõe.

“O nosso propósito é justamente trabalhar temas relevantes como esses, no âmbito educacional de forma mais efetiva; e nada melhor do que começarmos pelo bairro onde a escola está presente, porque dessa forma, além de refletir o dia a dia da comunidade, fixa melhor o aprendizado neles. Para mim é muito gratificante poder colaborar com esse momento, tendo o apoio do prefeito Éden Duarte, do secretário Bonílson Timóteo e de forma muito especial dos professores, alunos e da equipe da escola. Só tenho a agradecer pelo excelente trabalho desenvolvido”, destacou Edna.

O prefeito Éden ratificou o compromisso da gestão municipal com a questão da preservação ambiental e também afirmou que a escola tem um papel fundamental na conscientização das futuras gerações para a coleta seletiva do lixo.

“Foi um momento muito especial, resultado de um trabalho desenvolvido dentro da escola, que inclusive já se estendeu por outras ruas da cidade, e hoje estamos aqui vendo a concretização dessa ação. Fico feliz e agradeço a todos os envolvidos, daí a importância de todo cidadão do município cumprir com o seu papel social e nada melhor do que trabalhar essa temática do meio ambiente nas crianças, porque são elas que vão cobrar atitudes mais responsáveis dos adultos,” enfatizou o prefeito Éden.

O Secretário Bonilson Timóteo agradeceu à diretora Edna e toda a equipe da escola pelo trabalho realizado. “Estou muito satisfeito com esses resultados obtidos. A nossa intensão é justamente essa, fazer um trabalho de conscientização da população sobre a importância de reciclagem do lixo e nada melhor do que começar pelas crianças, só assim vamos conscientizar as futuras gerações”, disse ele.

A solenidade contou ainda com a participação do presidente do Legislativo, Antônio Carlos Sarmento, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Socorro Sarmento, da equipe da Secretaria de Educação, do conselheiro do Orçamento Democrático Municipal, representante do bairro, Ulices, da equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental, do Corpo de Bombeiros, do Samu, de moradores do bairro, além de professores e alunos.

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

12/08/2022