sexta-feira 26 abril 2024

Festa de São Pio X reúne famílias no distrito de Pio X

O distrito de Pio X comemorou no último fim de semana, 19 e 20, a Festa do seu Padroeiro, São Pio X. as comemorações religiosas foram conduzidas pelo novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Sumé, Padre José Marcondes.

Na oportunidade, durante a missa comemorativa, doze crianças receberam a primeira eucaristia. Em seguida houve bingo e quermesse na praça Josemar Simões de Araújo, construída pelo prefeito Éden, fruto do Orçamento Democrático Municipal de 2019. O conselheiro titular do ODM, representante de Pio X é Anildo Anízio. Ele também é presidente da Associação Comunitária local.

O distrito de Pio X tem recebido vários investimentos da gestão municipal, sobretudo na educação com a Escola de Campo José Bonifácio Sobrinho, modelo de práticas e produção agrícola para outros municípios.

Um dos experimentos aplicados na escola colocou o município de Sumé como finalista do Prêmio Nacional de Estratégias Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – propostos pela ONU, com o projeto denominado “Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e cultivo protegido de mudas de frutíferas e hortaliças na Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade”.

É um projeto que se refere à produção de alimentos e de manejo ecológico que aproveita técnicas já utilizadas pelos agricultores, envolvendo plantio diversificado e criação de aves, sem uso de defensivos agrícolas e/ou fertilizantes mineral, visando o equilíbrio com a natureza, e, a produção de mudas em ambiente protegido com a finalidade de minimizar os ataques de pragas e garantir a eficiência no uso da água, aumentando a qualidade dos produtos e reduzindo as perdas.

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

26/08/2022