Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Paralisia Infantil, a ameaça está de volta

Está disponível em todas as Unidade Básicas de Saúde de Sumé, a vacina contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos de idade.

Os pais ou responsáveis podem levar as crianças de segunda a sexta-feira, manhã ou tarde, até o dia 09 de setembro e vaciná-las contra a Paralisia Infantil, assim como atualizar a caderneta de vacinação destas crianças.

É importante relembrar que, há cerca de 30 anos, a paralisia infantil (poliomielite ou pólio) atingia cerca de 1.000 crianças por dia no Brasil, e foram as vacinas que protegeram 2,5 bilhões de crianças menores de 5 anos contra a doença, acabando com a paralisia infantil no mundo. 

Porém aos poucos as pessoas relaxaram na prevenção e pararam de levar seus filhos para vacinar. Segundo o Datasus, 30% das crianças menores de 1 ano não estão vacinadas no Brasil, 40% não receberam o primeiro reforço com 1 ano de idade e 55% não tomaram o reforço com 4 anos de idade.

Sem imunização, as crianças ficam vulneráveis ao poliovírus, e por isso, a paralisia infantil está voltando. Atualmente no mundo, por causa da queda nas coberturas vacinais, a paralisia infantil ameaça 28 países, dentre eles, em alto risco, o Brasil.

Para a vacinação basta levar da criança: CPF, Cartão do SUS e caderneta de vacina.

Dúvidas e Informações:

83 – 9 9413 0950 (Vigilância em Saúde)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

23/08/2022