sexta-feira 19 abril 2024

Pitombeira e região recebem a 10ª Plenária do ODM

O Ciclo 2022 do Orçamento Democrático Municipal (ODM) de Sumé, realizou no último sábado, 20, a sua décima plenária. O evento aconteceu as 16h para a região do sítio Pitombeira, nas dependências da sede da Associação AMUABAS.

A região reuniu as comunidades de: Pitombeira, Riachão de Cima, Riachão de Baixo, Lagoa da Cruz, Poço do Quincas, Oiti, Olho D´agua do Cunha, Fazenda Nova, Xique Xique, Marmeleiro, Barragem, Estrela do Oeste e Assentamento Agrestina.

Estiveram presentes, além do prefeito Éden Duarte, os secretários municipais: Tanniery Lêla (Saúde) e Branco Xiliu (Cultura, Esportes e Turismo), os vereadores Damião Rildo, Cristóvão Júnior, Mário Delany (Cordeirinho) e Daniel Lêla, o chefe de gabinete Heleno Jr, o conselheiro do ODM da região José Maria e Alcidenir Lira (Várzea Redonda), além dos presidentes:

• Da Associação dos Moradores e Usuários de Águas da Bacia do Açúde de Sumé – AMUABAS – Rosângela Ferreira;
  • Do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Sumé, José Ivanildo Aleixo;
  • Da Associação do Assentamento Agrestina, José Antônio (Bibi);
  • Da Associação do sítio Riachão, Sebastião Faustino (Bastinho);
  • Da Associação do sítio Oiti, vice-presidente, José Risoaldo;
  • Da AMUABAS, vice-presidente, Galego de Vital.

A plenária iniciou com a fala do coordenador municipal do ODM Marivaldo Alcântara, seguida dos vereadores e demais moradores da região que usaram a plenária para fazer suas reivindicações e agradecimentos ao prefeito.

Em seguida, o prefeito Éden foi homenageado com uma cesta de produtos orgânicos, entregue pela produtora Vilma de Messias, representando todos os produtores agroecológicos da região.

Na oportunidade, a Prefeitura de Sumé, através da Secretaria de Agricultura em parceria com a Escola Agrotécnica de Sumé fez a entrega de várias mudas como: acerola, umbuzeiro, aroeira de cheiro, flamboyant, craibeira e outras, aos associados das associações ali presentes.

Na sequência, o prefeito respondeu as perguntas e pedidos de todos e fez a prestação de contas das demandas da última plenária (2019), além de apresentar outros investimentos para as comunidades seguida da apresentação das prioridades escolhidas pelo público presente para investimento neste período 2022/2023.

A região da Pitombeira escolheu como principais demandas e investimentos:

1. Estradas e Rodagens, tendo como prioridade o recapeamento de Estradas.
  2. Saúde, tendo como prioridade a construção de uma Unidade Básica de Saúde;
  3. Abastecimento de água, tendo como prioridade água encanada.

O Orçamento Democrático Municipal é um instrumento de participação popular, criado pelo prefeito Éden Duarte, em 2019, pelo decreto n° 1.262.

Serão realizadas ainda 2 plenárias até o dia 03 de setembro. As próximas serão na sexta, 02 de setembro para a região do centro da cidade, as 19h no ginásio de esportes municipal, no bairro Santa Rosa, e no sábado, 03, na região do Angico Torto, as 16h.

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

23/08/2022