quinta-feira 25 abril 2024

Prefeito Éden entrega obra de reforma e ampliação da UBS VI do bairro Frei Damião

Visando levar um melhor atendimento em saúde pública para a população sumeense, o prefeito Éden, acompanhado da secretária de Saúde, Tanniery Lêla e da coordenadora da Atenção Básica do município, Fernanda Valadares, entregou na manhã dessa segunda-feira, 15, a obra de ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde da Família Alexandrina Barros Silva – Mãe Xandú – do bairro Frei Damião. Essa UBS ainda conta com duas âncoras nos sítios Terra Vermelha e Jurema.

Com investimento de R$ 286.440,00, o prédio conta agora com mais quatro salas, um grande auditório e dois banheiros.  Éden destacou que esse tipo de ação tem sido uma das principais prioridades da gestão municipal desde que ele assumiu o governo. Ele lembrou a construção das novas unidades de saúde no sítio Carnaúba, no sítio Terra Vermelha e mais uma que será inaugurada em breve, no bairro Renascer.

Além dessas ações, o prefeito também reformou e ampliou as unidades do Distrito de Pio X e do bairro Alto Alegre, equipou o Hospital e Maternidade Alice de Almeida e as unidades básicas de saúde da família do município.

Já a secretária Tanniery e a coordenadora Fernanda manifestaram satisfação em poder colaborar significativamente com a saúde do município, entregando à população do bairro um prédio melhor adaptado, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e mais comodidade aos usuários.

A inauguração da obra aconteceu sob as bênçãos do novo pároco de Sumé, Pe. Marcondes. A Coordenação de Saúde Bucal realizou palestra para estudantes da Escola Padre Paulo sobre saúde bucal e distribuiu kits de higiene bucal aos alunos. Também foram ofertados serviços de testes de glicemia, aferição de pressão, atendimento médico e odontológico, tipagem sanguínea, exame clínico bucal, solicitação de mamografia, atualização do cartão de vacina, agendamento para citopatológico e atendimento com assessoria jurídica gratuita do município.

Na oportunidade as representantes do Grupo “Mães do TEA” (Transtorno de Espectro Autista, receberam novos kits de medicamentos do Prefeito Éden e da secretária de Saúde Tanniery.

O momento contou ainda com a presença de toda a equipe da Unidade, que é coordenada pela enfermeira Margareth Timóteo e composta por Narayane de Oliveira (médica), Luciana Torreão (odontóloga), Rita Angélica Araújo (técnica em saúde bucal), Ivoneide da Silva (técnica em enfermagem), Claudia Simões (vacinadora), Gerlane Rafael (auxiliar de serviços), Idelzuita Xavier de Souza (ACS), José Marinaldo Fernandes Amorim (ACS), José Evandro Moura de Almeida (ACS), Ana Rita de Farias Silva (ACS), Fernanda Raquel da Silva Barbosa (ACS) e Juliane Lopes de Melo (ACS).

Participaram da solenidade os secretários municipais: Gian Braz (Obras), Robério Cipriano (Finanças), o chefe de gabinete Heleno Júnior, os vereadores Antônio Carlos Sarmento (presidente) e Daniel Lêla, da equipe do Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento às Mulheres do Cariri (CRIAMC), Severina Bezerra (Quinquinha) representando o Conselho Municipal de Saúde e do Idoso, o coordenador do Orçamento Democrático Municipal (ODM), Marivaldo Alcântara, conselheiros do ODM, Alcideni Lyra (Várzea Redonda) e Anildo Anízio (Pio X), além de estudantes e professores da Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, servidores das secretarias de Saúde e Assistência Social e populares do bairro.

83 – 9 9412 7540 (UBS Frei Damião)

(83) 9 9413 1130 (Secretaria de Saúde)

15/08/2022