quinta-feira 28 março 2024

Prefeito Éden recebe técnicos do Programa Água Para Todos

O prefeito de Sumé, Éden Duarte, recebeu nessa quarta-feira, 10, uma equipe técnica do Governo da Paraíba, composta pelo coordenador estadual do Programa Água Para Todos, Hélio Ferreira, o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Taboka, e o técnico, Lucas, para uma visita aos sistemas de dessalinização, que estão sendo instalados nas comunidades rurais da Jurema e da Carnaúba.

Além de averiguar os ajustes finais para a correta operacionalização dos equipamentos, os técnicos coletaram também uma amostra de água dos reservatórios para fazer análise de “potabilidade”. Éden estava acompanhado do engenheiro agrônomo do município, Romério Soares.

De acordo com a equipe técnica, conforme avaliação preliminar feita no próprio local, o líquido já está pronto para o consumo humano, porém para assegurar a precisão nas informações, uma amostra foi coletada para ser avaliada em laboratório.

Após visitar o sistema de dessalinização da Jurema, a equipe se deslocou até o sítio Carnaúba. Por conta de outros compromissos já agendados no horário, o prefeito Éden Duarte ficou impossibilitado de ir também ao local. “Mesmo assim, fiz questão de vir aqui até a comunidade da Jurema, porque acredito que esse é um investimento muito importante que trazemos para a zona rural do município, levando água de qualidade para essas comunidades que mais precisam desse bem precioso. Sem contar que essa é mais uma parceria exitosa que firmamos com o governador João Azevêdo com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, a quem agradeço muito”, destacou Éden.

O sistema de dessalinização da Carnaúba tem uma vazão de 250 litros/hora que vai atender aproximadamente 50 famílias da região. Já o sistema da Jurema é bem maior, com capacidade de produção para 600 litros de água/hora, podendo contemplar até 80 famílias com água potável.

(83) 9 9412 7224 (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente)

10/08/2022