quinta-feira 28 março 2024

Região do Sítio Conceição recebe plenária do ODM e escolhe Agricultura como prioridade

O Ciclo 2022 do Orçamento Democrático Municipal (ODM) de Sumé, realizou no sábado, 30, a sua quinta plenária. O evento aconteceu as 16h para o Sítio Conceição e região, nas dependências da igreja.

A região reúne as comunidades de: Conceição, Cachoeirinha de Cima e Cachoeirinha de Baixo, Porteiras, Riacho das Porteiras, princesa do Juá, Pedra Rachada, Malhada da Pedra, Roçado do Mato, Jurema de Peron e Caxingó.

Ao lado do prefeito, estiveram presentes, os secretários municipais: Tanniery Lêla (Saúde), Ednalva Libânio (Assistência Social), Robério Cipriano (Orçamento e Finanças), Bonílson Timóteo (Educação), Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos), os vereadores, Antônio Carlos Sarmento (Presidente), Damião Rildo, Cristóvão Júnior e José Antônio, além do chefe de gabinete Heleno Jr, dos conselheiros do ODM Edilson Pereira e Claudemir Silva (Sítio Conceição) e Anildo Anízio (Pio X) e dos presidente da Associações, Núbia Jocielma (Sítio Porteiras), Lourivaldo Batista (Sítios Cachoeirinha de Baixo e de Cima e Maria Aparecida Sousa (Sítio Conceição).

A plenária iniciou com a fala do coordenador municipal do ODM Marivaldo Alcântara e dos vereadores. Em seguida a diretora da Escola João de Sousa, Simone Diniz, fez uma breve prestação de contas sobre a reforma da escola.

A plenária foi marcada por várias homenagens ao prefeito Éden, começando pelo aluno Mateus Siqueira, que leu uma carta escrita pelos alunos do 5º ano, agradecendo ao prefeito pela reforma na escola e pedindo uma quadra de esportes. Em seguida foi a vez dos alunos Samuel Roberson e Nayanne Lorena que presentearam o prefeito com vários desenhos retratando toda a reforma e o que eles ainda desejam que seja feito na escola. Por fim, membros das Associações presentearam o prefeito, agradecendo por tudo feito naquelas comunidades.

Eden, visivelmente emocionado, agradeceu especialmente as crianças e se comprometeu a cumprir todos os compromisso assumidos, exceto, a torre de telefonia móvel que independe da gestão.

Após a prestação de contas das demandas da última plenária de 2019, além de outros investimentos para as comunidades, o prefeito apresentou as prioridades mais votadas pelo público presente.

A região do Sítio Conceição escolheu como principais demandas e investimentos:

1. Agricultura, tendo como prioridade, a aquisição de um Dessalinizador para o Sítio Conceição;
  2. Urbanismo e Infraestrutura, tendo como prioridade, a instalação de uma Torre de telefonia celular;
  3. Saúde: tendo como prioridade, a construção de uma Academia da Saúde no Sítio Conceição.

O Orçamento Democrático Municipal é um instrumento de participação popular, criado pelo prefeito Éden Duarte, em 2019, pelo decreto n° 1.262.

Serão realizadas ainda 7 plenárias até o dia 27 de agosto. A próxima será no sábado, 06, na região do sítio Terra Vermelha, as 16h.

Confira o calendário completo:

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

02/08/2022