Search
quinta-feira 18 abril 2024
  • :
  • :

Saúde de Sumé disponibiliza mais um Endocrinologista e diminui em 90% a demanda reprimida

A Secretaria de Saúde de Sumé passou a oferecer esta semana, o atendimento de mais um profissional em Endocrinologia para a comunidade sumeense. Trata-se da Doutora Mayara Furtado.

Em seu primeiro dia, ela conseguiu atender 76 pessoas. Esse número corresponde a 90% da demanda reprimida do município de Sumé. A previsão é que ela venha uma vez por mês.

Profissional contratada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO, Dra. Mayara trata das doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, cuidando desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide, até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

“Nesse nosso primeiro contato, detectei em sua grande maioria, casos de diabetes e tireóide. Para alguns pacientes prescrevemos medicação inicial e para outros solicitamos exames complementares”, disse a médica Mayara.

Porém, ela alerta que nenhum tratamento farmacológico supera uma dieta equilibrada e bons hábitos de vida. O tratamento com o endocrinologista precisa ser complementado com as medidas preventivas como: evitar o sedentarismo, manter o peso ideal, controlar o diabetes e a pressão arterial. Segundo ela isso é possível, mantendo uma alimentação saudável e praticar exercício com regularidade.

Sumé agora conta com dois endocrinologistas, Dra. Mayara Furtado e Dr. Antônio Fernandes, mantendo-se como o município que mais transfere recursos para o CISCO. “Nós investimos muito nas especialidades porque as pessoas precisam e nem sempre tem condições de deslocar para outra cidade. Além da consulta particular, que hoje custa em média R$ 150, tem as despesas com a viagem e alimentação”, enfatizou o prefeito de Sumé Éden Duarte.

Além de endocrinologista, Sumé atende com as especialidades de: Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Mastologia, Neurologia, Neuro Pediatra, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Angiologia Vascular, Proctologia e Cirurgia Dermatológica.

Por enquanto os atendimentos com os médicos especialistas estão sendo feitos na central de marcação de exames, na rua Hugo Santa Cruz no bairro da Várzea Redonda, isso porque, as instalações do CISCO estão sendo reformadas, inclusive a sala de cirurgia.

Dúvidas e Informações:

(83) 9 9413 1130 (Secretaria de Saúde)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

24/08/2022