sábado 20 abril 2024

Soro antiofídico volta a ser distribuído para o Cariri

O soro antiofídico volta a ser fornecido e disponibilizado no 5º Núcleo de Saúde (Monteiro) graças a uma “persistente” solicitação do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO e prefeito de Sumé, Éden Duarte ao governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo.

Representando 18 municípios consorciados da região do cariri, Éden argumentava e justificava as solicitações, baseado nas características rurais destes municípios, a sua grande população rural e as atividades agrícolas desenvolvidas.

Mas o argumento principal sempre foi a localização geográfica dos três polos que dispõe do soro no estado: Patos, Campina Grande e João Pessoa. Nenhuma dessas cidades comporta a região do cariri. Quando um cidadão nosso era picado por serpentes, por exemplo, a demora para se chegar a uma dessas cidades, agravava bastante o quadro de saúde da vítima, causando inclusive risco de morte”, disse Éden.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, a cada ano entre 4 e 5,5 milhões de pessoas são picadas por cobras em todo o mundo. Destas, entre 81 mil e 138 mil morrem por complicações do envenenamento.

No Brasil, os acidentes ofídicos são em torno de 28 mil a 30 mil casos anuais com uma letalidade de cerca de 0,4%

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

15/08/2022