quinta-feira 25 abril 2024

Sumé abre espaço para a caravana “Agosto das Letras”

Nessa terça-feira, 02, o município de Sumé abriu as portas para a Caravana “Agosto das Letras”, que tem o objetivo de levar a cultura popular nordestina, disseminando poesia e arte nas cidades paraibanas.

Este ano, o projeto é dedicado ao fortalecimento da memória artística de Chica Barrosa, “a rainha negra do repente”, considerada uma das maiores expressões artísticas culturais do nordeste brasileiro.

A abertura oficial do evento ocorreu no Sumé Shopping, com a presença do prefeito Éden Duarte, da secretária de Estado da Juventude, Madu Ayá, do presidente da Funesc, Pedro Santos, e do representante do Jornal a União, Alexandre Macêdo. Participaram também o secretário Municipal de Educação, Bonílson Timóteo, a secretária de Saúde, Tanniery Lêla, e os representantes da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, Catarina Aragão, Alanna Nicacia, Júnior Barros e Arthur.

Durante o evento no Sumé Shopping, a poetisa Claudete Gomes, do Coletivo Marias da Poesia, recitou o cordel “Nenhuma mulher merece ter seu direito negado”, o professor Zito Júnior apresentou o sarau poético “Cabeça de Rato”, o poeta Gerson Vaqueiro e a poetisa sumeense, Catarine Aragão declamaram poemas. A noite encerrou com um show musical do cantor, poeta e repentista Evaldo Filho.

A Caravana iniciou suas atividades no município, na Escola Maria Leite Rafael com oficina literária sobre “a vida e obra de Chica Barrosa” sob a coordenação dos professores Rafael Barros e Leandro de Sousa e finalizou nesta quarta-feira, 03, com contação de histórias, causos e versos com o poeta Neto Ferreira.

O “Agosto das Letras” é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba com o apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Em Sumé o evento foi realizado por meio das Secretarias de Cultura, Esportes e Turismo e da Educação.

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

03/08/2022