sexta-feira 29 março 2024

Várzea Redonda reúne o maior público até agora nas Plenárias do ODM 2022

O Ciclo 2022 do Orçamento Democrático Municipal (ODM) de Sumé, realizou na última sexta-feira, 19, a sua nona plenária. O evento aconteceu as 19h e reuniu os bairros da Várzea Redonda, Carro Quebrado e Frei Damião, nas dependências do Ginásio de Esportes Geraldo Mendonça, ao lado da Secretaria de Assistência Social.

Juntos estiveram ouvindo a população, o prefeito Éden Duarte, os secretários municipais, Tanniery Lêla (Saúde), Robério Cipriano (Orçamento e Finanças), Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos, respondendo também pela Agricultura) e Branco Xiliu (Cultura, Esportes e Turismo), os vereadores Damião Rildo, Daniel Lêla, Cristóvão Júnior e Roberto Barros, o chefe de gabinete Heleno Jr, e os conselheiros do ODM Wanderley Paulo (presidente), Alcidenir Lira, Lucinéia Caetano e Edvaldo Alves (Várzea Redonda), Damião Alves (Carro Quebrado), Anildo Anízio (Pio X) e Ulices (Alto Alegre).

A plenária iniciou com a fala do coordenador municipal do ODM Marivaldo Alcântara, seguida dos vereadores. Logo após, várias homenagens foram prestadas ao prefeito Éden por alunos das Escolas:

• Agrícola de Sumé: Evelyn Rafaele e Yasmin Vitória (9º anos A e B) – mensagem e cesta de hortaliças produzidas na escola;
  • Padre Paulo Roberto de Oliveira: professor Lívio e alunos recitando o cordel “Orçamento Popular”;
  • Zélia Braz: Kaio Eduardo Siqueira e Maria Gabriela Araújo – mensagem e medalha “Prefeito Amigo da Inclusão”;
  • Creche Rita Cipriano Bezerra: Levi Macena (mensagem), Kaio José (desenho) e o grupo de dança da creche conduzido pelas professoras Patrícia e Elissandra e acompanhado pelo sanfoneiro Lorenzo Farias.

Na oportunidade, o prefeito e Francismere Passos da secretaria de Assistência Social fizeram a entrega de mais 11 cartões do programa Renda Básica Sumé à beneficiários daquela região.

Em seguida, Éden fez a prestação de contas das demandas da última plenária (2019), além de outros investimentos para as comunidades e apresentou as prioridades mais votadas pelo público presente para este período 2022/2023.

A região da Várzea Redonda, Carro Quebrado e Frei Damião escolheu como principais demandas e investimentos:

1. Urbanismo e Infraestrutura, tendo como prioridade mais pavimentação de ruas.
  2. Saneamento Básico, tendo como prioridade o complemento do esgotamento sanitário.
  3. Habitação, tendo como prioridade o apoio ao Projeto “Moradia Mãos Dadas”.

O Orçamento Democrático Municipal é um instrumento de participação popular, criado pelo prefeito Éden Duarte, em 2019, pelo decreto n° 1.262.

Serão realizadas ainda 2 plenárias até o dia 03 de setembro. As próximas serão na sexta, 02 de setembro para a região do centro da cidade, as 19h no ginásio de esportes municipal, no bairro Santa Rosa, e no sábado, 03, na região do Angico Torto, as 16h.

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

22/08/2022