quinta-feira 25 abril 2024

Escola Municipal Presidente Vargas realiza III Mostra Pedagógica

Com o tema “Mulheres e Diversidade”, a Escola Municipal Presidente Vargas realizou terça-feira, 11, a III Mostra Pedagógica com o objetivo de evidenciar a importância da mulher nos diversos espaços sociais e as constantes lutas que ela enfrenta na busca por efetivação de seus direitos e deveres.

A mostra foi composta por oito salas temáticas que versaram sobre: literatura, histórias de vida e esportes, mulheres do Egito, da música, das lutas e das resistências, mulheres sumeenses, mulheres do passado que inspiram as do presente e a mulher em foco, que se ama, se cuida e de bem com a saúde.

Conforme o diretor da escola, Valdécio Rodrigues, o evento foi construído em aproximadamente dois meses com a ajuda de muitos parceiros. “Foi um momento marcante que nos deixou muito felizes. Agradecemos aos professores, alunos, pais e a toda equipe de apoio que deram as mãos e se dedicaram para que isso acontecesse da melhor forma possível”, disse Valdécio.

Para os estudantes, Isac de Almeida, do 7º ano e Lara Iasmim, do 9º ano, a mostra foi muito importante porque eles se empenharam em desenvolver o trabalho de pesquisa e puderam conhecer mais sobre as cantoras negras brasileiras, como Iza, Margarete Menezes, Elza Soares, entre outras.

Priscila Matias, aluna do 9º ano, uma das responsáveis pelos trabalhos na Sala “Mulheres e Produções Artísticas”, afirmou que foi difícil escolher uma mulher específica, dentre tantas importantes que se destacaram no Brasil e no mundo, “Mesmo assim, acho muito linda a história e a obra de Cecília Meireles”, disse.

“Muito boa porque a gente buscou conhecer sobre as mulheres sumeenses que contribuem ou contribuíram nas diversas áreas do município de Sumé. O que mais me chamou atenção foi o trabalho delas e o quanto elas são e foram guerreiras. Foi muito interessante conhecer a história de Gonçala Rodrigues de Freitas, que nomeia a escola do Conjunto Habitacional onde eu estudei”, destacou Milena de Souza, também do 9º ano.

Mariana Leite, coordenadora Pedagógica da Escola, disse que foi fundamental a participação dos estudantes e dos professores para a construção do projeto. “Enquanto coordenação é muito satisfatório ver todo esse trabalho coletivo efetivado. Estamos muito felizes em ver tudo montado com a dedicação e apresentação de nossos alunos. Nossa gratidão a todos pelo apoio”, declarou.

“Aqui está maravilhoso, estou me cuidando para ficar até mais jovem, estou amando”, disse a popular e visitante da mostra, Ilda Maria de Souza, ao se maquiar na “Sala da Autoestima” organizada pela professora Aparecida Gomes.

A professora da Academia da Saúde, Milena Freitas, disse que estava encantada com a mostra. “Por coincidência, a primeira sala que eu visitei foi sobre exercício físico e o câncer de mama, importante neste mês de outubro para que as mulheres se conscientizem o quanto antes sobre a doença, para que seja detectada precocemente e consequentemente curada”, disse.

O prefeito Éden Duarte e o secretário de Educação Bonílson Timóteo participaram da mostra e parabenizaram os professores, alunos e toda equipe de apoio pelo trabalho realizado. Para Bonílson, esses eventos educativos são importantes meios de conhecimento para os alunos crescerem e se desenvolverem cada vez mais.

A professora Fátima Alcântara destacou o sucesso da mostra. “Eu estou adorando, eu sou suspeita para falar porque eu estou totalmente envolvida nela”, frisou.

Já o prefeito Éden evidenciou o papel da mulher na construção do conhecimento por meio de uma educação inclusiva e libertadora.

A III Mostra Pedagógica teve ainda a participação da Banda de Música do IFPB, do vereador e presidente do Legislativo Sumeense, Antônio Carlos Sarmento, a presidente do Conselho Municipal da Educação e do Fundeb, Socorro Sarmento, professores da rede municipal de ensino, alunos e professores do Instituto Educacional Imaculada Conceição (IEIC), representantes da UFCG, da Universidade Estadual, do IFPB, servidores municipais e populares.

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Seduc)

13/10/2022