quinta-feira 25 abril 2024

Em Sumé o “Outubro Rosa” alcança os objetivos desejados

A Secretaria de Saúde de Sumé, durante todo o mês de outubro, realizou diversas ações voltadas ao bem estar da saúde da mulher, seja física ou psicológica, com atendimentos e procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, nos três turnos.

Foram realizadas 74 mamografias, orientações e entrega de dietas com as nutricionistas Amoysa e Erica, orientações de combate à violência com a equipe do Centro de Referência Intermunicipal de Apoio às Mulheres do Cariri – CRIAMC, ações coletivas sobre os direitos das mulheres com as advogadas Camila Lucas e Meyre Ruth, atualização do cartão de vacina das mulheres em todas as UBS (zona rural e urbana) e atividades físicas com os profissionais e estagiários da academia da saúde.

A advogada e professora da UNICIR Camila Lucas, destacou a importância de abordar temas tão relevantes para saúde mental e física da mulher, como o cuidado, o direito e a proteção. “É uma ótima oportunidade para elas se ajudarem, dentro e fora de casa, porque combater violência doméstica é também combater a saúde mental das mulheres e suas famílias”, declarou.

Para a secretária de Saúde Tanniery Lêla, oportunizar momentos em que há troca de informações sobre um tema tão relevante para a saúde da mulher é importante para que elas se empoderem e busquem cada vez mais se inteirar do assunto. Tanniery ainda parabenizou e agradeceu a todas as equipes de saúde do município pelo trabalho realizado em prol da causa.

Já Fernanda Valadares, coordenadora da Atenção Básica, enfatizou que todas as ações do “Outubro Rosa” foram realizadas em parceria com as demais secretarias municipais pensando de forma integral na saúde das mulheres sumeenses.

Em média as ações alcançaram 550 mulheres e suas famílias, nas UBS, Centro de Fisioterapia, CRAS, Pio X, Hospital, Laboratório e Central de Marcação de Exames.

(83) 9 9413 0950 (Secretaria de Saúde)

11/11/2022