Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Sumé é a primeira cidade da do Cariri Ocidental a aderir ao Programa Cidades Sustentáveis

A prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na última sexta-feira, 04, o evento “Estratégias Para o Desenvolvimento Local Sustentável” (ODS), visando apresentar e debater ações implementadas pelo município nessa temática. Com o apoio da ODS, a iniciativa tem como foco apoiar a administração municipal com ferramentas metodológicas na execução da Agenda 2030.

O encontro ocorreu no Centro de Formação de Professores, no bairro da Várzea Redonda, reunindo diversos atores sociais e órgãos governamentais de Sumé e da região do Cariri paraibano.

Por conta de outro compromisso previamente agendado, fora do município, o prefeito Éden não compareceu ao evento, sendo representado na ocasião pelos secretários municipais: Bonilson Timóteo (Educação) e Ednalva Libânio (Assistência Social), além de Heleno Júnior (Chefe de Gabinete).

Bonilson ressaltou a importância da agenda para o desenvolvimento de Sumé e da região, agradeceu o apoio do prefeito Éden Duarte e demais parceiros para a concretização do evento e destacou o trabalho integrado de todas as secretarias municipais na adesão da ideia. Segundo ele, agora é hora de unir esforços para a implementação dos objetivos propostos.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU, estão calcados na superação dos desafios que a humanidade enfrenta atualmente, como cuidar do planeta e melhorar a vida das pessoas. São embasados na escuta ativa das comunidades, na realização de projetos socioambientais e na participação em fóruns locais de desenvolvimento, formado por diversos parceiros como prefeitura, órgãos públicos e privados e a sociedade civil organizada.

“Para nós da rede estratégica ODS, é uma alegria muito grande estarmos em Sumé, uma cidade que sai na frente e assume um protagonismo por aderir à rede, no estado da Paraíba. E o Cariri paraibano, representado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco) e pela Amcap, sairá ainda mais fortalecido para a implementação de inovação e políticas públicas nos seus respectivos municípios, para fomentar uma melhor qualidade de vida de todos da região”, destacou Miriam Barreto, de Brasília, ela que é assessora do projeto ODS, parceira do município de Sumé e uma das palestrantes do evento.

De acordo com Miriam, é muito importante que as cidades se organizem, conheçam os objetivos da agenda 2030 e percebam quais ações a prefeitura e a sociedade vêm desenvolvendo de forma integrada para que tenham mais êxito na realização da jornada. Também salitentou a importância de todos os municípios da região aderirem à estratégia, para que os gestores locais e a sociedade civil engajada possam receber a visita e a capacitação dos técnicos do programa.

O próximo passo agora, segundo ela, é cada município criar uma governança, com um foro e a participação dos representantes da sociedade civil, das empresas, da academia e do governo para diagnosticar as necessidades locais e com base nisso, implementar um plano de ação a fim de alcançar os objetivos da agenda: erradicação da fome, pobreza, combate às desigualdades sociais, geração de trabalho e renda e a proteção do meio ambiente.

Conforme destacou, a participação e atuação conjunta de lideranças e de instituições públicas, como o Cisco e a Amcap, por exemplo, são fundamentais nesse processo, uma vez que, de maneira isolada, muitas vezes o prefeito não tem o conhecimento e o apoio necessários para implementar as ações/estratégias que necessitam. De modo integrado, acrescentou, eles terão mais força para poder protagonizar no cenário nacional e internacional, conforme o modelo de desenvolvimento sustentável, principalmente aqui na região Nordeste, que é tão carente de recursos e repasses, justificou ela.

Também palestrante do evento, a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, avaliou o encontro em Sumé de forma bastante produtiva. “Foi um momento importante para levar o conhecimento aos prefeitos da região, sobre a importância dessa agenda que é global, mas aterrissa no local, porque precisa passar por uma implementação nas cidades. A agenda tem que ter o apoio dos governos locais, dos prefeitos eleitos”, informou.

Além de Miriam e Zuleica, ainda palestraram no estratégias para o desenvolvimento, a representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Zorilda Gomes, do Rio de Janeiro, o representante da Organização Aldeias Infantis SOS Brasil, Carlos Alberto da Silva, o gerente Regional de Bacias Hidrográficas (AESA), João Adelino e o representante do Sebrae, Ezequiel Sóstenes.

De modo remoto, também houve a participação da técnica em educação da Fundação Abrinq, Patrícia Nascimento Teixeira e do consultor da Confederação Nacional dos Municípios, Eduardo Stranz, que enalteceu a gestão do prefeito Éden por estar na vanguarda dos acontecimentos, ao promover eventos tão importantes para o desenvolvimento do município e da região.

Foi o que atestou também o presidente da Associação dos municípios do Cariri Paraibano, Adriano Wolf, que na ocasião avaliou positivamente o evento. Ele disse que aprendeu muito sobre o tema, parabenizou os envolvidos pela realização do encontro e assumiu o compromisso de replicar as informações obtidas para os demais gestores municipais associados na Amcap.

Além de Sumé, estiveram presentes caravanas dos municípios de: Caraúbas (prefeito e secretário municipal), Congo (prefeita e secretários municipais), Amparo (vice-prefeito e secretários municipais), Monteiro (secretário municipal de agricultura), Taperoá (secretário de saúde), além de representantes da sociedade civil organizada, Empaer, Igreja Católica, UFCG/CDSA, IFPB/Monteiro, Unicir, Escolas municipais, estaduais e particulares.

Na solenidade foi assinado o termo de adesão do município de Sumé, ao Programa Cidades Sustentáveis e a Estratégias ODS, pelas autoridades presentes. Ao final da cerimônia, o secretário Bonilson Timóteo entregou aos palestrantes presentes, uma lembrança de uma escultura de pássaros, produzida pelo artista plástico sumeense, Bento Medeiros, conhecido como Bento de Sumé.

Dúvidas e Informações:

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Seduc)