terça-feira 23 abril 2024

Sumé realiza VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A prefeitura de Sumé promoveu por meio da Secretaria de Assistência Social a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para debater e construir uma política de atendimento para esse público-alvo.

Esse ano, a conferência tem como principal objetivo promover uma ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual e nacional para avaliar e refletir as consequências da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, bem como construir propostas, ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

A conferência trabalhou cinco eixos com os seguintes temas:

• Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
  • Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;
  • Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
  • Garantia de recursos em prol de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.

Para a presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Sumé, Francismere Passos, a conferência é um momento importante porque permite identificar os desafios enfrentados no cotidiano das crianças e adolescentes principalmente no contexto da pandemia do coronavírus. Francismere disse ainda que a rede de garantia de direitos da criança e adolescente do município está sempre atenta e disposta a dialogar sobre políticas públicas para o público infanto juvenil.

Já a secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio, destacou a participação das crianças e adolescentes enquanto protagonistas da ação. “Fico muito feliz com a realização de momentos tão importantes como esses, que permitem dialogar e criar políticas públicas para dar respostas aos desafios encontrados. É a vida de nossas crianças que está sendo construída com a participação de todos”, declarou.

Presente na conferência, o prefeito Éden Duarte ressaltou a importância da participação e da contribuição de cada cidadão sumeense na construção de políticas voltadas para o futuro das crianças e adolescentes do município. “Você tem que plantar a semente para ir se desenvolvendo ao longo do tempo. Por essas e outras ações é que recebemos o prêmio de prefeito amigo da criança, pelo cuidado que temos dedicado a esse público”, declarou.

Ainda participaram da solenidade, alunos e professores das escolas municipais, os secretários municipais da Educação, Bonilson Timóteo, da Saúde, Tanniery Lêla, de Obras e Serviços Urbanos, Gian Braz, além de representantes do legislativo sumeense, oos vereadores Daniel Lêla e Cristóvão Jr, dos conselhos municipais e conselho tutelar, de órgãos públicos e da sociedade civil organizada do município de Sumé.

Ao final da conferência foram eleitos os delegados representantes do conselho municipal dos direitos da criança e adolescente (02), do conselho tutelar (01), dos movimentos sociais (01), das crianças e adolescentes (02), e da rede de atendimento (01).

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

11/11/2022