quinta-feira 18 abril 2024

Alunos do município de Sumé recebem certificado de conclusão do curso de informática no projeto de Inclusão Digital

Aconteceu na sexta-feira, 16, no auditório da Escola Agrotécnica de Sumé (EAS), o encerramento do curso de informática, realizado pelo projeto INFO + Inclusão Digital. Trata-se de uma ação de extensão universitária promovida pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), em parceria com a Prefeitura de Sumé/Secretaria de Assistência Social (Semas) e a Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP) da UFCG.

A solenidade contou com a presença da secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio (Fia), da diretora das Escola Agrotécnica de Sumé, Raquel Batista, do coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Tales Rodolfo, da coordenadora do projeto, professora Cecir Almeida, do diretor do CDSA, Hugo Morais e de outros parceiros envolvidos no projeto.

O Projeto INFO + Inclusão Digital contempla alunos de ensino fundamental e médio, com idade entre 12 e 17 anos, bem como usuários dos Programas Socioassistenciais do município de Sumé.  No total de 23 alunos foram certificados, sendo 15 estudantes da Escola Agrotécnica e 08 usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O curso foi realizado no laboratório do CDSA, com o suporte de uma equipe/ monitoria da UFCG, formada por: Thiago Duarte, Ana Carolina Beltrão, Alexandre Araújo, Claudiney Rodrigues e Joycy Samura.

A capacitação, com duração de 30h, ofertou aos participantes conhecimentos atualizados de informática básica, hardware, software, editores de texto – WPS Writter, de slides – WPS Presentation e de planilhas – WPS Spreadsheets.

Os estudantes, Ryan Lukas Vieira e Vitória Amanda de Lima, ambos de 13 anos, usuários do SCFV, elogiaram o curso porque, segundo eles, além das aulas diversificadas, os professores eram parceiros e atenciosos.  “Achei muito necessário para o nosso desenvolvimento, tanto no presente quanto para o nosso futuro”, opinou Vitória Amanda.

Já a aluna Vitória de Fátima Soares destacou que para além de aprender a elaborar planilha, gráfico, slide, apresentação etc, o curso despertou nela o desejo de seguir os estudos na área da informática.

“Abriu um leque de possibilidades para os alunos, inclusive, um dos estudantes da escola também demonstrou interesse em seguir o ensino médio no curso técnico de informática”, declarou a diretora da escola Agrotécnica, Raquel Batista.

O coordenador do SCFV, Tales Rodolfo, também observou que, os alunos ao participarem de um curso dentro de um ambiente acadêmico, expande a mente deles.  “Ao término do curso, alguns alunos já manifestam o desejo de cursar uma faculdade, pensando em ter um futuro profissional promissor e ser uma pessoa melhor”, afirmou.

Cecir Almeida, coordenadora do projeto, celebrou a parceria bem sucedida com a Secretaria de Assistência Social. Para ela, o sucesso do curso é o resultado de um produto inovador e cada vez mais atualizado, preparado com muito carinho para atender as expectativas dos alunos. “É muito importante porque introduz o contexto da informática na vida pessoal e profissional desse público, que conta com o auxílio de ferramentas tecnológicas necessárias para o cotidiano dos indivíduos”, disse.

A secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio, agradeceu a parceria do CDSA e classificou a ação muito positiva para o município e em particular para o desenvolvimento dos alunos, uma vez que, o curso possibilitou o acesso a informações tecnológicas de qualidade, responsável e profissional. Ela agradeceu o apoio do CDSA/UFCG e garantiu que em breve, serão anunciados novos cursos de informática para atender também outros públicos da Secretaria.

Por fim, o diretor do CDSA, Hugo Morais, ressaltou a importância da parceria com a prefeitura de Sumé, para a formação de jovens e adultos estudantes do ensino fundamental e médio do município. Ele enfatizou ainda que os cursos de extensão universitária da instituição de ensino estão “para além dos muros da universidade” e destacou a disponibilidade do centro em contribuir com a trajetória de sucesso dos estudantes.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

19/12/2022