quinta-feira 25 abril 2024

Prefeitura de Sumé oferece acompanhamento especializado à crianças e adolescentes com transtornos

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Paraibano (CISCO) e a empresa Bem de Saúde, aderindo ao chamamento público, iniciou o acompanhamento em saúde nas crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou outros transtornos.

A iniciativa pioneira no Estado da Paraíba irá proporcionar um acompanhamento especializado para cerca de 200 crianças e adolescentes do município de Sumé e demais municípios que fazem parte do consórcio, evitando o deslocamento para outras cidades como Campina Grande, João Pessoa e Recife.

O primeiro passo do projeto foi a realização da triagem desse público, a fim de identificar as necessidades de cada um. Esse processo ocorreu nos últimos dias 05 e 12 de dezembro.

Feita essa triagem e identificadas as necessidades individuais, essas crianças e adolescentes serão encaminhadas para as especialidades médicas como: neuropediatra, analista comportamental, fonoaudiólogo, psicopedagoga, prática esportiva (judô), psicólogo, nutricionista, além de outras terapias necessárias para que elas possam ter uma melhor qualidade de vida.

De acordo com Adma Medeiros, coordenadora do projeto Bem de Saúde, “nós contamos com uma equipe multidisciplinar, de acordo com as necessidades de cada criança”, afirmou.

Fernanda Valadares, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Sumé, disse que “cuidar das crianças com transtorno do espectro autista (TEA) tem sido uma preocupação do prefeito Éden que, há aproximadamente um ano, apoia um grupo formado com 68 mães em Sumé, desde medicamentos a terapias alternativas para mães e filhos”.

O projeto tem como objetivo principal minimizar o sofrimento das crianças, proporcionando um atendimento humanizado e fazendo com que a cada dia o desenvolvimento individual possa apresentar bons resultados.

83 9 9982 0732 (Atenção Básica)

14/12/2022