quinta-feira 28 março 2024

Escavações apresentam material Paleontológico na zona rural de Sumé

A prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (Secult), retomou nessa terça-feira, 10, as atividades do Projeto de Prospecção de Sítios Arqueológicos e Paleontológico do município.

A ação é desenvolvida pelo Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (LABAP/UEPB), sob a coordenação do professor Juvandi de Souza, com o apoio da aluna da UEPB, Thamires Cavalcante.

Dessa vez, a equipe foi composta também por representantes da Secult e da empresa Sumé Geoturismo, que visitou o sitio Lagoa da Cobra, zona rural do município. No local foram realizadas coletas de superfície e cavação de três pontos ao redor do tanque pleistocênico do salvamento paleontológico.

Além da constatação de um ambiente propício para a morte de animais em busca de água e o processo de fossilização pela presença de água e lama. Foram encontrados também fósseis em bom estado de conservação sem muito sedimento (vértebras, dentes e ossos longos), possivelmente de mastodonte e preguiça gigante, que podem ter até 20 mil anos, compondo assim a megafauna paraibana.

O salvamento paleontológico da área já foi autorizado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), solicitado pelo professor Juvandi. De acordo com ele, os materiais catalogados foram transportados para o LABAP/UEPB, para serem higienizados, tombados e identificados. As espécies serão confirmadas mediante análise biológica, trabalho de limpeza e tombamento. Ele afirmou que um relatório parcial da atividade realizada nessa terça-feira será posteriormente enviado à ANM, solicitando a permissão para que algumas das peças maiores sejam devolvidas ao município e assim que forem autorizadas pelo órgão, elas passem a compor o acervo do Memorial São Thomé.

(83) 9 9119 1875 (Secult)

11/01/2023