quinta-feira 28 março 2024

Prefeitura entrega equipamentos ao Centro Oftalmológico de Sumé

Com o intuito de ofertar mais qualidade na prestação de serviço do Centro Oftalmológico de Sumé, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comprou equipamentos modernos para garantir um atendimento mais digno à população e melhorar as condições de trabalho dos servidores.

A cerimônia de entrega ocorreu no Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisco), nessa terça-feira, 17, com a presença do prefeito de Sumé e presidente do Cisco, Éden Duarte e da secretária de Saúde, Tanniery Lêla. Participaram ainda a secretária Executiva do Cisco, Euza Barbosa, o vereador e presidente do Legislativo sumeense, Daniel Lêla, e técnicos da secretaria de Saúde.

Na ocasião foram entregues: um projetor oftalmológico, um oftalmoscópio binocular indireto, um topografo de córnea e um campímetro. O investimento, no valor aproximado de R$ 152 mil, é oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Frei Anastácio.

O Centro Oftalmológico realiza mensalmente dezenas de procedimentos, envolvendo consultas, exames e cirurgias de catarata, pterígio, glaucoma, vitrectomia, entre outros. Com a aquisição dos novos aparelhos haverá melhora no atendimento aos pacientes e mais agilidade na atuação dos médicos.

Para o médico oftalmologista do Cisco, Ítalo Carneiro, os aparelhos vão possibilitar a realização imediata e precisa de exames oftalmológicos, diminuindo assim o deslocamento de pacientes para realizar exames complementares nas cidades Campina Grande, João Pessoa e Recife.

Ítalo ainda destacou que a equipe médica do Centro está preparada para lidar com os novos aparelhos. Ele afirmou ainda que com a aquisição dos equipamentos, a meta é que em breve a maioria dos casos seja solucionada no município de Sumé.

De acordo com a secretária de Saúde, Tanniery Lêla, a aquisição dos equipamentos será muito importante para a melhoria no atendimento aos pacientes de Sumé e da região, principalmente as crianças e pessoas idosas, que precisam de um cuidado especial no pós operatório. Além disso, diminuirá também o fluxo do deslocamento de carro e motorista.

O prefeito de Sumé e presidente do Cisco, Éden Duarte, destacou que estava muito feliz em poder entregar aparelhos de qualidade ao Centro Oftalmológico, que já é considerado um dos mais modernos do estado da Paraíba.  Ele ressaltou que esse será sempre o seu compromisso enquanto prefeito e presidente do consórcio, continuar investindo e aperfeiçoando os serviços do espaço. Na ocasião, Éden anunciou também que em breve fará a entrega de um tomógrafo de córnea, muito importante para diagnosticar e acompanhar doenças da córnea e avaliar a eficácia dos tratamentos oftalmológicos.

(83) 9 9413 0950 (Secretaria de Saúde)

17/01/2023