terça-feira 19 março 2024

Secretaria de Educação de Sumé inicia Semana Pedagógica 2023

Sumé iniciou nessa quarta-feira, 01, a Semana Pedagógica 2023, com o tema: “Cenários Inovadores: ampliando possiblidades para uma educação cada vez melhor”. O primeiro dia de encontro ocorreu no Centro de Formação de Professores, com a participação de gestores escolares, professores e coordenadores pedagógicos do município.

A jornada desse ano objetiva refletir, dialogar sobre os desafios existentes, avaliar o atual contexto educacional e promover a formação continuada dos profissionais da rede de ensino.

Para o secretário de Educação Bonílson Timóteo, a semana pedagógica evidencia o compromisso da gestão municipal em prol da educação pública de qualidade, que prima pelo diálogo e o respeito com os profissionais da rede. Durante a solenidade de abertura, ele ressaltou a importância do momento para o ano letivo e agradeceu aos envolvidos pelo empenho e a organização do evento.

Já a coordenadora pedagógica do município, Denise Sousa, que recentemente assumiu a função, agradeceu ao prefeito Éden e ao secretário Bonilson pelo convite e confiança, falou da importância de poder contribuir com a área atuando em parceria com os profissionais da rede municipal de ensino. Segundo ela, é possível seguir aprimorando os processos pedagógicos, visando assegurar mais qualidade nos serviços educacionais. Para tanto, Denise pediu o apoio dos professores e de todos os envolvidos com a educação básica do município para a implementação de práticas pedagógicas conforme o nível de aprendizado dos alunos, principalmente dos anos iniciais, para que eles tenham o desenvolvimento integral nessa fase.

A Semana Pedagógica contou com as seguintes palestras: a fonoaudióloga Silene Alissum Rodrigues Valadares abordou o tema saúde auditiva no contexto do Programa Saúde na Escola – PSE; a professora drª Marta Celino falou sobre educação e inclusão no Brasil: cenário, dilemas e desafios contemporâneos e sua implementação no contexto escolar; a professora drª Francilene Araújo de Morais abordou os aspectos teóricos e práticos da educação inclusiva e a professora drª Marta Celino falou sobre os transtornos de aprendizagem e abordagem no ambiente escolar.

Todas as palestrantes destacaram a importância do evento para os educadores da rede municipal de Sumé iniciarem as atividades do ano letivo pensando temas tão relevantes no cotidiano escolar, principalmente a educação inclusiva, os cenários, os dilemas e os desafios contemporâneos.

A jornada pedagógica segue acontecendo nas unidades escolares até o dia 06 de fevereiro, data que marca o início das aulas na rede municipal de ensino.

(83) 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

02/02/2023