quinta-feira 25 abril 2024

Secretaria de Saúde oferece curso e aplica método Neuroplay em pais de crianças com espectro autista

A Secretaria de Saúde por meio da Atenção Básica, realizou nos dias 6,7 e 8 deste mês de fevereiro, o Curso de Técnicas de Relaxamento e Concentração, para os pais das crianças atípicas, dentro do programa de tratamento denominado Neuroplay.

Essa técnica consiste no despertar para o conhecimento neuropediátrico com especial ênfase em neurodesenvolvimento, permitindo definir o nível de desenvolvimento funcional da criança e capacitar os pais para preencher as lacunas do neurodesenvolvimento. As memórias são consolidadas através da troca de experiência prazerosa e divertida.

O método Neuroplay é desenvolvido em Sumé pelos profissionais da Policlínica “Bem de Saúde” da cidade de Campina Grande que, desde o final do ano de 2022 vem desenvolvendo um trabalho com os pais de crianças com espectro autista e demais atipicidades.

O curso aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde do bairro Frei Damião e foi ministrado pelos terapeutas Eliabe e Edna Serafim, a aproximadamente 40 pais e mães de crianças previamente triadas ainda no ano de 2022.

Na oportunidade, foram aplicadas técnicas orientais com o objetivo de relaxar, tantos os pais quanto as crianças, antes de dormir, possibilitando um melhor descanso, permitindo uma maior funcionalidade dos medicamentos ingeridos a noite, além de técnicas que devem ser aplicadas após as crises para a retomada do equilíbrio.

Segundo Eliabe, a interação com a criança inicia a partir da área de interesse demonstrada pela criança nos círculos de comunicação, observando a sua linguagem corporal, compreensiva e expressiva, porque cada criança tem uma identidade única.

Todo o programa é desenvolvido em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO.

83 – 9 9982 0732 (Atenção Básica)

10/02/2023