quarta-feira 24 abril 2024

Comissão se reúne para discutir os eixos do Selo “Prefeitura Parceira das Mulheres 2023”

A Prefeitura de Sumé concorre mais uma vez ao Selo “Prefeitura Parceira das Mulheres” e, esta semana, a comissão municipal se reuniu para analisar o edital nº 01/2023 da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

O Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana SEMDH e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal – SEDAM, em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba – FAMUP.

O objetivo é estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres, de Diversidade Sexual e de Gênero desenvolvidas pelas prefeituras dos municípios da Paraíba, considerando as potencialidades de cada município.

Edital de seleção 2023 – Ano da Diversidade Sexual e de Gênero, se destina à execução de ações para todas as mulheres, com prioridade para mulheres, cis, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexo, Assexuais, Pansexuais e Pessoas Não-Binárias que se identificam no feminino.

O objetivo ao adotar a Diversidade Sexual e de Gênero é selecionar práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte de identidade de gênero, orientação sexual, étnico-racial, geracional, deficiência e localidade e visa estimular as gestões municipais no
estabelecimento de ações que promovam equidade de gênero, sexualidade e racial entre as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos.

Os eixos trabalhados serão:

1. Saúde integral das Mulheres em seus Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos;
  2. Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão;
  3. Empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social;
  4. Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres;
  5. Promoção e apoio à arte e à cultura produzidas e desenvolvidas pelas mulheres;

A comissão local é formada por servidores das secretarias de Assistência Social e da Saúde, do Centro de Referência Intermunicipal de Assistência às Mulheres do Cariri – CRIAMC e da Sala do Empreendedor.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

23/03/2023