Search
domingo 21 abril 2024
  • :
  • :

Secretaria de Saúde promove VIII Conferência Municipal de Saúde

Nessa sexta-feira, 03, diversos segmentos da sociedade civil sumeense estiveram reunidos, no Centro de Formação de Professores de Sumé, para dialogar, avaliar e propor novas estratégias e ações em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), na VIII Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.

A conferência desse ano teve como palestrante principal, José Gilliard Abrantes Pereira, especialista em saúde da família e política em gestão do cuidado com ênfase no apoio matricial. Na oportunidade, ele discorreu sobre o tema: “Amanhã vai ser outro dia: garantir direitos e defender o sus, a vida a democracia”.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Niedja Rodrigues de Siqueira, que esse ano está se aposentando da função de servidora pública do município de Sumé, destacou a conferência como um importante espaço democrático, para os profissionais de saúde, usuários do SUS e a população em geral poderem se debruçar sobre os principais eixos voltados para a melhoria da saúde do município, do estado e do país.

Do mesmo modo, a secretária municipal de Saúde, Tanniery Lêla, enfatizou que a conferência representa um ambiente participativo de planejamento e de construção de políticas públicas de saúde, decididas conjuntamente, para garantir os direitos das pessoas.

Também presente no evento, o prefeito Éden Duarte destacou a conferência como um importante fórum para o fortalecimento do debate e a definição de diretrizes na gestão da saúde. Para Éden só com a participação de todos é possível enfrentar os desafios cotidianos com responsabilidade, firmeza, compromisso.

A VIII Conferência Municipal de Saúde de Sumé contou ainda com a presença da gerente da 5ª regional de saúde, Ravena de Farias, que destacou esses espaços como um importante instrumento de fortalecimento para saúde da região. Ela ainda enalteceu o evento em Sumé e manifestou satisfação em poder colaborar com os eixos propostos, que serão apresentados posteriormente na etapa estadual.

Na segunda parte da solenidade, os grupos organizados por eixos temáticos expuseram os argumentos, que culminaram com a aprovação das propostas apresentadas pelos debatedores. Ao final da conferência houve a eleição para os delegados, que representarão o município de Sumé na Conferência Estadual de Saúde.

Por fim, a secretária Tanniery Lêla juntamente com a equipe coordenadora da conferência e membros do conselho prestaram uma homenagem a dra Niedja, pela contribuição e pelo legado que ela deixa na saúde pública do município de Sumé.

Participaram ainda da conferência, Gian Braz (Secretário de Obras,), Severina Bezerra (Quinquinha), representando a sociedade civil e usuários do SUS, Daniel Lêla, (presidente do legislativo sumeense), Leônidas Albino (Bomba) e Damião Rildo (vereadores), além do padre José Marcondes (Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição), pastor Zé Maria (Igreja Congregacional) e Ana Paula (Núcleo Espírita Mensageiros do Bem), servidores municipais e populares.

Todo o evento foi abrilhantado, mais uma vez, pela musicalidade da Filarmônica Maestro Antônio Josué de Lima regida pelo maestro Diego.

Dúvidas e Informações:

83 – 9 9413 1130 (Secretaria de saúde)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

03/03/2023