sexta-feira 26 abril 2024

A CIPA está nos últimos preparativos para a Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho – SIPAT

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA, está ultimando os preparativos para a realização da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT do município de Sumé.

A I SIPAT acontecerá de 24 a 28 de abril e terá atividades como: palestras com psicólogo, nutricionista, equipe da sala do trabalhador, feira de saúde, orientações e alongamentos posturais, ginástica laboral, dentre outras ações voltada à saúde e prevenção dos servidores e colaboradores do município. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Formação de Professores (bairro da Várzea Redonda), nas Secretarias de Obras e Educação, na Praça José Américo e no Hospital e Maternidade Alice de Almeida – HMAA.

O evento faz parte da programação do “Abril Verde”, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

O objetivo do Movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.

Entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho e registrados mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) no Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

A gestão Éden Duarte instalou a sala de saúde do trabalhador e instituiu a CIPA, por meio da Lei nº 1.475 de 18 de maio de 2022, seguindo a Norma Regulamentadora nº 05. A comissão é composta por 10 titulares e 10 suplentes e tem a finalidade de desenvolver atividades voltadas para a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças profissionais e melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos municipais.

(83) 99982-1811 (Vigilâncias em Saúde/Sala do Trabalhador)

11/04/2023