Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Governo Federal atualiza em todo o país o cadastro do Bolsa Família

Com o objetivo de garantir a entrada das famílias mais vulneráveis no Programa Bolsa Família, o calendário de bloqueios dos benefícios de pessoas em averiguação unipessoal foi antecipado em um mês.

Assim, agora no mês de abril, ocorrerão os bloqueios dos cadastros unipessoais que entraram no Programa entre os meses de agosto e dezembro de 2022, período em que o número mensal de inclusão de cadastros unipessoais na faixa da pobreza chegou a atingir quase 460.000.

Boa parte dessas pessoas que se cadastraram, como se vivessem sozinhas, foi induzida ao erro. Por isso, é importante esclarecer que essa averiguação cumpre recomendações de órgãos de controle do Governo Federal.

É importante que todas essas pessoas saibam as regras do Programa Bolsa Família e que, se realizarem o cadastro da forma correta, todas poderão participar de vários outros programas sociais do Governo Federal.

Além dessa modificação, também a partir deste mês de abril, o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, fará o incremento mensal de novos registros unipessoais no processo de Averiguação Cadastral Unipessoal. Esses recursos serão repassados em parcela única.

Outro esclarecimento do MDS é que os beneficiários unipessoais que entraram no Auxílio Brasil durante período eleitoral terão os benefícios bloqueados também este mês.

A partir de agora, os municípios devem acessar mensalmente as listas disponíveis no SIGPBF, no endereço http://www.mds.gov.br/mds-sigpbf-web/ e verificar, no processo de Averiguação Cadastral Unipessoal, os novos cadastros incluídos, bem como a situação atualizada de cada um.

Dúvidas e Informações:

(83) 9 9982 2001 (Secretaria de Assistência Social)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

17/04/2023