Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

I SIPAT começa movimentada com feira de saúde e serviços

A programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – I SIPAT, do município de Sumé, começou movimentada com a realização da feira de saúde e serviços na Praça José Américo.

A comunidade teve a oportunidade de aproveitar em praça pública dos serviços de nutricionista, com medição de peso, altura e orientações alimentares, do odontólogo com distribuição de brindes de escovação (fio dental, escova e creme dental), aferição da pressão, glicemia, triagem pré diabética, vacinação e vigilâncias em saúde (ambiental, epidemiológica e sanitária) e Sala do Trabalhador.

Além da demonstração de primeiros socorros realizada pela equipe do SAMU (Veridiana Xavier), da orientação postural e de alongamento realizada por alunos da Faculdade do Cariri – UNICIR, que também atuou com a coordenação e os alunos de direito, além de palestra sobre Síndrome de Bournout, oferecida pela coordenadora da atenção primária Fernanda Valadares.

A abertura da I SIPAT contou com a participação dos servidores da secretaria de Assistência Social acompanhados pela secretária Ednalva Libânio, Obras e Serviços Urbanos coordenados pelo secretário Gian Braz, servidores das secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Orçamento e Finanças, além do Presidente da Câmara, o vereador Daniel Lêla, os servidores da casa, do Centro de Referência Intermunicipal de Assistência às Mulheres do Cariri e de alunos do Instituto Educacional Imaculada Conceição – IEIC.

A iniciativa e realização da semana é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do município – CIPA. Para sua presidente, Edileide Batista, tudo transcorreu como previsto e, pela participação na abertura, ela acredita que o evento se consolidará no calendário municipal.

Na oportunidade houve apresentação do grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e exposição dos produtos artesanais da Economia Solidária – Ecosol, de Sumé.

As 18h, no mesmo local, a Secretaria de Saúde promoveu uma atividade de “funcional” aberto para todos, dentro das comemorações do mês de abril que também destaca a atividade física e promoção da qualidade de vida. A atividade foi coordenada pelos educadores físicos Caio e Iale e contou com a participação de aproximadamente 35 pessoas.

A programação da I SIPAT prossegue até sexta-feira, 28, com a seguinte programação:

Terça-feira, 25/04 – Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – 8h

  • Café da manhã
  • Serviços de saúde: Aferição da pressão, glicemia, orientação postural e alongamento, cálculo de IMC
  • Palestra: Capitão Germano da Cia de Bombeiro de Sumé sobre “Motivação, Prevenção e Combate a Incêndio”
  • Exposição e orientação dos equipamentos de Proteção Individual e Coletivo – EPI’s: SESST – Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador 

Quarta-feira, 26/04 – Auditório da SEDUC – 8h

  • Distribuição: Fitas verdes (laços da campanha)
  • Momento cultural: Érica Sales
  • Palestra: Nutricionista Amoysa Araújo sobre “Estilo de vida saudável”
  • Palestra: Psicóloga Jocilda Azevedo sobre os “Cuidados com a saúde mental, ênfase em alcoolismo e síndrome burnout
  • Orientação postural e alongamento: Unicir 

Quinta-feira, 27/04 – HMAA – 8h

  • Orientações sobre a Norma Reguladora 32 – N32: SESST – Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador

Sexta-feira, 28/04 – Dia Mundial da Segurança do Trabalho – Centro de Formação dos Professores – 8h              

  • Café da manhã
  • Execução do Hino Nacional com Gustavo Batista
  • Distribuição: Fitas verdes, panfletagem, brindes personalizados e sacolas ecológicas
  • Palestra: Maria Fernanda Cardoso de Holanda (Técnica de Segurança do Trabalho) e Francisco Helton Porto Diogenes (Engenheiro de Segurança do Trabalho) sobre “Ergonomia e Segurança no Trabalho”

O evento faz parte da programação do “Abril Verde”, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho e tem o apoio da Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Saúde e Sala do Trabalhador.

Dúvidas e Informações:

(83) 99982-1811 (Vigilâncias em Saúde/Sala do Trabalhador)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

24/04/2023